Palmeiras faz denúncia grave à Conmebol após jogo na Libertadores; confira

O Palmeiras bailou em solo paraguaio em seu último compromisso na temporada, e venceu o Cerro Porteño, pelo placar de 3 x 0, em jogo válido pela 4ª rodada da Copa Libertadores da América. Os gols do Alviverde foram marcados por Artur, duas vezes, e Rony, que encerrou um jejum de 11 partidas sem marcar gols. O resultado foi muito importante para o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira, pois praticamente garantiu a classificação do Verdão para a próxima fase da competição. Os dois jogos que o time brasileiro terá pela frente no torneio serão em casa, contra o Barcelona de Guayaquil, e contra o Bolívar, confronto que deve decidir quem será o primeiro e o segundo colocado da chave.

Porém, assim como no jogo do Santos contra o Audax Italiano, o ótimo resultado do time do Palmeiras em campo ficou em segundo plano. Nesta sexta-feira (26), o clube apresentou uma denúncia à Conmebol, por conta de xingamentos racistas proferidos pela torcida do Cerro Porteño em direção aos jogadores brasileiros. Um dos torcedores do time paraguaio gravou um vídeo chamando alguns atletas palmeirenses de macaco. Inclusive, durante a transmissão da partida, foi possível ver o momento em que os reservas do Alviverde se mostram irritados e indignados com a situação.

O Palmeiras pede punições pela reincidência dos atos racistas. Em 2022, o Verdão enfrentou o mesmo Cerro Porteño na fase oitavas de final e também registrou uma denúncia contra o clube paraguaio pelo mesmo motivo. Na época, a agremiação foi multada em cerca de R$500 mil reais por infringir o artigo 17 do Código Disciplinar da Conmebol, que fala exatamente sobre os casos de discriminação racial, entre outros tipos de ações desrespeitosas entre os torcedores. Na temporada passada, a entidade máxima do futebol na América do Sul oficializou punições mais duras para combater o racismo, entre elas, proibir os clubes denunciados de jogar com portões abertos, além de aumentar o valor da multa para no mínimo cem mil dólares em casos deste cunho.

Palmeiras registrou apoio à Vinícius Júnior, após atos racistas na Espanha

O Palmeiras utilizou suas redes sociais oficiais para prestar apoio à Vinícius Júnior, que foi vítima de racismo em jogo válido pelo Campeonato Espanhol, contra o Valência. A partida chegou a ser paralisada por nove minutos pela arbitragem após o astro brasileiro perceber insultos vindos da torcida rival, no estádio Mestalla, a partida terminou com derrota do Real Madrid pelo placar de 1 x 0.

Confira a nota publicada pelo Palmeiras:

“Manifestamos a nossa solidariedade ao atacante @vinijr, do Real Madrid, que tem sido vítima de inaceitáveis insultos racistas em jogos da Liga Espanhola. Não podemos normalizar o preconceito. Que providências sejam tomadas com rapidez e rigor a fim de preservarmos a paixão pelo futebol e servirmos de exemplo para toda a sociedade”.

Na última quinta-feira (25), o Santos também fez uma denúncia para a Conmebol, após os jogadores Ângelo e Joaquim sofrerem do mesmo problema com a torcida do Audax Italiano, na derrota do peixe pelo placar de 2 x 1, pela Copa Sul-Americana. Ao ser expulso de campo, no final do primeiro tempo, o zagueiro santista teria ouvido e registrado o ocorrido para a comissão técnica do Peixe, que ainda no Chile, registrou o fato para a entidade.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.