O Palmeiras encara o Bolívar na estreia da Copa Libertadores 2023 na noite desta quarta-feira, na altidude de La Paz, na Bolívia. O grupo do Verdão ainda contém os equatorianos do Barcelona de Guayaquil e os paraguaios do Cerro Porteño, time que já enfrentou o Alviverde, em outras 11 oportunidades na competição continental.
Desde 2014, quando quase foi rebaixado à segunda divisão do futebol brasileiro, o Palmeiras conquistou um espaço importante dentro do cenário nacional, e também fora do país. Nos últimos nove anos, o Verdão conquistou nada mais nada menos do que oito títulos.
Com um maior investimento e saúde financeira segura, o Palmeiras com a participação na Copa Libertadores desta temporada, bate um recorde exclusivo entre os times brasileiros, de jogar de forma consecutiva a competição por incríveis oito vezes. São Paulo e Flamengo são os outros dois times do cenário nacional que mais jogaram o torneio continental de forma consecutiva, com sete participações.
Com a bola em jogo, o Palmeiras supera recorde do São Paulo e passar a ser o time brasileiro com mais participações consecutivas na Libertadores: 8.
São Paulo e Flamengo têm 7 participações consecutivas. O time carioca alcançou a marca nesta noite #trlapaz
— Espião Estatístico (@EspiaoEstatist) April 6, 2023
Relembre as campanhas do Palmeiras na Libertadores desde 2016
Sendo assim, desde 2016, o torcedor Alviverde está acostumado a ver seu time do coração entre os melhores da América do Sul. No primeiro ano da série histórica, o Palmeiras foi eliminado ainda na primeira fase da Libertadores. Em um grupo com os uruguaios Nacional e River Plate, além do Rosário Central da Argentina, o Verdão ficou em terceiro lugar na chave, com apenas oito pontos.
Um ano depois, o time treinado por Cuca passou da primeira fase da competição. Apesar de ter ido mais longe, acabou eliminado pelo Barcelona de Guayaquil, adversário na fase de grupos este ano, nas oitavas de final em 2017. Após perder o primeiro jogo por 1 x 0 no Equador, e vencer o segundo pelo mesmo placar, o Verdão foi superado nas cobranças de pênaltis.
Em 2018, o time treinado por Felipão foi longe na Libertadores, porém, acabou eliminado na fase semifinal da competição. O algoz da vez foi o temido Boca Juniors da Argentina. O Verdão perdeu o primeiro jogo na La Bombonera pelo placar de 2 x 0, e empatou em casa, no Allianz Parque pelo placar de 2 x 2.
Na temporada seguinte, o Palmeiras foi até a fase quartas de final. Dessa vez, o time foi eliminado pelo Grêmio de Renato Gaúcho. Após vencer o jogo de ida, fora de casa pelo placar de 1 x 0, o Verdão foi derrotado, de virada, em pleno Pacaembu, por 2 x 1, e por conta do critério do gol fora de casa, acabou aumentando seu jejum de títulos na competição por mais um ano.
E no ano seguinte, finalmente o torcedor do Palmeiras pôde comemorar o seu 2º título da Copa Libertadores da América. Em meio à pandemia que atingiu o mundo todo, o Alviverde Imponente venceu o Santos, no Estádio do Maracanã pelo placar de 1 x 0, gol marcado por Breno Lopes, no último lance do jogo.
Pela segunda vez consecutiva, o Palmeiras chegou a final da Copa Libertadores em 2021. E dessa vez com o torcedor apoiando, o Verdão bateu o Flamengo pelo placar de 2 x 1 no Estádio Centenário de Montevidéu no Uruguai. Deyverson, foi o herói do time palestrino naquela tarde, que conquistou seu terceiro título continental da sua história.
Na temporada passada, o time Alviverde chegou perto da grande final pela terceira vez consecutiva, mas parou pelo caminho após ser eliminado pelo Athletico Paranaense, que na época era treinado por Luiz Felipe Scolari. No jogo de ida, o Furacão bateu o Palmeiras pelo placar de 2 x 1, e no jogo de volta, os comandados do técnico português, Abel Ferreira, até que começaram bem e abriram 2 x 0. Mas na segunda etapa, mesmo com um jogador a menos, o time paranaense foi valente e conseguiu empatar o jogo em 2 x 2, em pleno Allianz Parque.