Após muita expectativa e ansiedade, a fase de grupos da Copa Libertadores 2023 enfim terá início nesta terça-feira (4). Como de costume, a maior e mais importante competição do continente sul-americano reúne uma extensa lista de craques na edição atual. Por isso, o Futebol na Veia resolveu entrar no clima do torneio e listou 10 dos melhores jogadores do certame desta temporada. Vale destacar que a relação de atletas não tem ordem certa.
Confira os melhores jogadores da Libertadores 2023
Hulk (Atlético-MG)
Ídolo, artilheiro, referência e principal jogador do Atlético-MG, Hulk é presença mais do que obrigatória na lista. O experiente atacante de 36 anos desde que retornou ao futebol sul-americano, em 2021, prova a cada temporada seu enorme valor. Até o fechamento desta matéria, o jogador soma a incrível marca de 76 gols feitos e 20 assistências concedidas em 127 jogos com a camisa do Galo.
Campeão estadual, brasileiro e da Copa do Brasil com o clube mineiro em 2021, o camisa 7 ainda busca a conquista da Copa Libertadores para seu invejável currículo. No ano citado (2021), o Atlético-MG de Hulk por pouco não chegou à finalíssima continental, parando nas semifinais para o Palmeiras do técnico Abel Ferreira.
Gabigol (Flamengo)
Para muitos o segundo maior ídolo da história do Flamengo, Gabigol é peça chave do Rubro-Negro, que sonha com o tetra da Copa Libertadores. Herói nas finais de 2019, diante do River Plate, e de 2022, contra o Athletico-PR, o agora camisa 10 da Gávea é um verdadeiro destruidor de recordes. Ao todo, o atacante já disputou 225 jogos pelo clube, balançou as redes 142 vezes e deu 40 assistências. Eleito ‘Rei da América' em 2019, Gabriel Barbosa já figura no top 10 de maiores artilheiros da história do Mais Querido.
Desde que chegou ao Flamengo, a identificação com o clube carioca e com a maior torcida do país e do continente só aumenta. Além das incríveis marcas individuais pela equipe, Gabriel já ajudou o Rubro-Negro a levantar nada mais nada menos do que 11 títulos de 2019 para cá. Além das duas Libertadores citadas, destaque também para as conquistas do Brasileirão de 2019 e 2020 e para a Copa do Brasil de 2022.
Pedro (Flamengo)
Parceiro de Gabigol no ataque do Flamengo, Pedro é um dos melhores centroavantes do continente sul-americano. Rei da América em 2022 e convocado para Copa do Mundo do Catar no mesmo ano, o camisa 9 rubro-negro é fatal dentro da área e não costuma perdoar o adversário. Exímio finalizador, o homem-gol do Mais Querido além de tudo possui controle de bola impressionante e constantemente executa jogadas de alto nível de dificuldade no campo de ataque.
Perigo iminente para defesas adversárias, Pedro foi o principal jogador do Flamengo na conquista da Libertadores da temporada passada. Além de melhor atleta do torneio, o camisa 9 faturou a artilharia da competição ao marcar 12 gols em 13 jogos disputados. Uma das partidas mais marcantes do centroavante na campanha rubro-negra de 2022 foi diante do Vélez Sarsfield, na qual o goleador balançou as redes três vezes na goleada dos cariocas por 4 x 0 em pleno território argentino.
Raphael Veiga (Palmeiras)
Um dos principais jogadores do histórico Palmeiras atual do técnico Abel Ferreira, Raphael Veiga é figura certa na lista. Articulador de jogadas, inteligente e decisivo, o meio-campista ajudou o Alviverde a conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores em 2020 e 2021, com direito a gol na decisão desta última. Neste ano, está na sua sexta temporada pelo clube paulista e detém números importantes. São 219 jogos com a camisa do Verdão, 68 gols, 24 assistências e oito títulos conquistados.
Em busca do tetra da Libertadores com o Palmeiras, Raphael Veiga espera repetir o excelente desempenho que vem tendo na competição. Na última edição fez seis gols em nove jogos e em 2021, ano do título sobre o Flamengo, marcou cinco tentos e deu uma assistência em 12 partidas.
Gustavo Gómez (Palmeiras)
Para muitos o zagueiro mais seguro e confiável que atua em terras sul-americanas. Paraguaio e capitão do Palmeiras, Gustavo Gómez é uma verdadeira fortaleza. Ídolo da torcida alviverde, o defensor está em sua quinta temporada pelo clube e renovou contrato até o fim de 2026. Com excelente jogo físico, de imposição e antecipação, o camisa 15 se sobressai constantemente sobre a maioria dos atacantes que enfrenta dentro de campo.
Além de cumprir as obrigações defensivas com muito êxito, consegue ajudar a equipe também no ataque. Zagueiro artilheiro, Gustavo Gómez usa e abusa de sua boa impulsão para frequentemente marcar seus gols. Já são 28 tentos desde sua chegada, em 2018, e muitos deles em momentos cruciais do jogo. Peça chave do time de Abel Ferreira, o jogador da Seleção Paraguaia luta pelo seu terceiro título de Libertadores com o Palmeiras, que quer o tetra do torneio.
Germán Cano (Fluminense)
Artilheiro do Fluminense, o centroavante argentino Germán Cano busca ajudar o Tricolor a alcançar a Glória Eterna pela primeira vez na história. Após primeira temporada impecável pelo clube carioca, na qual marcou 44 tentos em 70 jogos, o goleador parece ter mantido o faro apurado de gol para este ano e é a principal arma do técnico Fernando Diniz. Em 2023 já são 14 bolas na rede em 12 partidas.
Esperança de gols da torcida tricolor, Cano vai para sua segunda Libertadores com o Fluminense, contudo será a primeira direto na fase de grupos. Em 2022, apesar de ter deixado sua marca três vezes em quatro confrontos, não conseguiu impedir a eliminação do time ainda na terceira rodada para o Olimpia, no Paraguai. Definidor nato, o argentino de 35 anos se diferencia principalmente por sua facilidade de se desvencilhar da marcação. Com aproveitamento acima da média em finalizações, o centroavante precisa de pouco espaço para levar perigo ao gol adversário.
Arrascaeta (Flamengo)
Weverton (Palmeiras)
Único goleiro na lista, Weverton é um dos principais nomes do Palmeiras já há algumas temporadas. Arqueiro da Seleção Brasileira e convocado para a última Copa do Mundo, o camisa 21 alviverde se destaca entre os demais de sua posição no continente sobretudo por conta de sua segurança e frieza debaixo das traves. No clube paulista desde 2018, o experiente atleta de 35 anos é um verdadeiro paredão e dificilmente falha.
Além de ser pouco vazado, Weverton passou a se notabilizar também por dar lançamentos precisos aos jogadores de meio-campo e ataque. Tal jogada, pensada e treinada pelo técnico Abel Ferreira, em diversas vezes já levou perigo ao adversário ou até mesmo resultou em gol palmeirense. Defendendo a meta alviverde desde 2018, o arqueiro já conquistou nove títulos pelo clube, com destaque para as Libertadores de 2020 e 2021 e o os Campeonatos Brasileiros de 2018 e 2022.
Vitor Roque (Athletico)
Mais jovem da lista, Vitor Roque, de apenas 18 anos, é o representante do Athletico-PR, finalista da Libertadores do ano passado. O atacante, que já pode ser considerado realidade no futebol brasileiro, foi o grande nome da campanha do Furacão no torneio continental em 2022, sendo inclusive indicado ao prêmio de melhor jogador da competição na época.
Integrante da seleção da Libertadores 2022, Vitor Roque vem evoluindo e aprimorando seu jogo cada vez mais. Na atual temporada, entre atuações por Athletico, Seleção Brasileira principal e sub-20 soma seis gols em nove jogos disputados. Rápido, arisco, habilidoso e bom definidor, o jovem, que espera voltar a final com o Furacão, promete novamente dar trabalho na competição mais importante do continente.
Matías Rojas (Racing)
Certamente o nome mais polêmico da lista, além de ser o único fora do futebol brasileiro. Meio-campista do tradicional Racing, Matías Rojas tem talento de sobra e vem desfilando em gramados argentinos. Alvo de diversos clubes, como Botafogo, Atlético-MG e Palmeiras, o jogador paraguaio de 27 anos é canhoto, costuma participar da construção das jogadas do time argentino pelo setor central de campo e também gosta de chegar na frente para finalizar.
Além de ser efetivo na bola parada, uma de suas principais características é aparecer pelo lado direito, driblar para dentro e chutar de fora da área. O Racing caiu no Grupo C, mesma chave do Flamengo na Libertadores. Por isso, é bom o Rubro-Negro tomar cuidado com o paraguaio nos dois duelos que terá pela frente.
Foto destaque: divulgação/Icon Sport