Palmeiras e Água Santa fazem a grande final do Paulistão 2023. O Verdão chega credenciado como favorito ao título pela ótima fase que vem vivendo nos últimos anos, não só no cenário nacional, como também fora do país.
O time treinado pelo português Abel Ferreira, é o atual campeão paulista e nos últimos anos venceu praticamente todos os títulos possíveis. Do outro lado o Água Santa, time que surpreendeu a todos por ter chegado até a decisão e eliminado São Paulo e Red Bull Bragantino, times da Série A do Brasileirão.
Por conta de uma questão de estrutura, o Estádio Arena Inamar em Diadema, casa do Água Santa não poderá receber o primeiro jogo da final do Paulistão. Por isso, o clube estudou algumas outras opções de estádios para realizar a partida.
Porém, visando uma arrecadação maior com a primeira partida da grande final, a diretoria do Netuno decidiu que o primeiro jogo da final vai acontecer na Arena Barueri, que tem capacidade para mais de 31 mil pessoas.
O estádio de Barueri não era a primeira opção da diretoria do Tubarão, porém se tornou a mais viável por conta da impossibilidade do time de Diadema mandar o jogo de ida no Morumbi, cujo gramado está sendo trocado após show da Banda Coldplay, e na Neo Química Arena, em Itaquera, devido ao histórico de rivalidade envolvendo Corinthians e Palmeiras.
Outro estádio cogitado seria a Vila Belmiro, mesmo local onde o Netuno disputou a semifinal da competição diante do RB Bragantino. Entretanto, o presidente do Santos, Andrés Rueda demonstrou preocupação em relação à segurança, pois caso o jogo fosse em Santos, haveria a possibilidade de uma grande quantidade de torcedores palmeirenses irem ao estádio.
O jogo de ida da grande decisão está programado para acontecer no dia 2 de abril e a volta deve acontecer na semana seguinte, no dia 9.
ARENA BARUERI!
Definido o palco do primeiro jogo da decisão do Paulistão Sicredi 2023!#FutebolPaulista #PaulistãoSicredi pic.twitter.com/nV2aqUAoIs— Paulistão (@Paulistao) March 24, 2023
Água Santa contraria a crítica e chega em uma final de Paulistão pela primeira vez
Do futebol amador à final do Paulistão. O Água Santa tem a chance de fazer história no cenário paulista e ser um dos únicos times do futebol brasileiro a sair do amadorismo e conquistar um título estadual.
A história do time de Diadema até que não é tão antiga, o time foi fundado em 1981, mas se profissionalizou 30 anos depois em 2011, e de lá pra cá se firmou como figura presente na elite do futebol paulista desde 2020.
Em 2023, o time treinado por Tiago Carpini terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo B, superando outros times de tradição como Guarani e Mirassol, eliminou o São Paulo nas quartas de final e o Red Bull Bragantino nas semifinais do estadual.
Portanto, chega a sua primeira final do Paulistão em sua história, enfrentando o mesmo adversário que praticamente o projetou em 2016, após uma goleada por 4 x 1 diante deste mesmo Palmeiras, todos começaram a olhar de forma mais cautelosa para este Água Santa, que poderá colocar seu nome no seleto hall de campeões paulistas.
Foto Destaque: Divulgação/Arena Barueri