Na última terça-feira (11), o Vasco acertou com seu novo técnico para a sequência da temporada. Trata-se do argentino Ramón Díaz, de 63 anos. Ex-treinador do Al-Hilal, ele foi carrasco do Flamengo no Mundial de Clubes deste ano e conquistou quatro títulos pelo clube árabe. Também acumula passagens por River Plate, San Lorenzo, Libertad, Seleção Paraguaia, entre outros.
O que muita gente não sabe é que Ramón Díaz já esteve no futebol brasileiro anteriormente. No entanto, no Vasco, será a primeira vez que o argentino ficará à beira do campo. Isso porque, o treinador teve uma passagem relâmpago pelo Botafogo, rival do Cruzmaltino, na qual nem chegou a comandar a equipe alvinegra.
Índice
A passagem relâmpago de Ramón Díaz pelo Botafogo
Em novembro de 2020, o Botafogo atravessava péssimo momento na temporada. Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Glorioso escolheu Ramón Díaz para comandar a equipe. Anunciado de maneira oficial pelo clube de General Severiano, o técnico argentino concedeu entrevista em sua apresentação, no entanto não pôde comandar o time em nenhum jogo.
Na época, Ramón descobriu um problema de saúde preocupante e precisou viajar ao Paraguai um dia depois de ser apresentado, em 10 de novembro. O treinador argentino passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno na tireoide. A recuperação acabou se arrastando e durou até dezembro.
Enquanto Ramón Díaz estava impossibilitado de comandar o Botafogo, seu filho e auxiliar, Emiliano Diaz dirigiu a equipe alvinegra. Após três derrotas em três jogos, a diretoria do Glorioso optou por encerrar a passagem da comissão técnica antes mesmo do retorno do treinador. Eduardo Barroca foi anunciado dias depois.
A missão de Ramón Díaz no Vasco
Apesar da empolgação de Ramón Díaz e da torcida do Vasco com o acerto entre as partes, o cenário atual do clube é ‘assustador' e o técnico argentino terá muito trabalho pela frente no Cruzmaltino. Com apenas nove pontos conquistados após 14 rodadas, o Gigante da Colina amarga a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro.
O Vasco venceu dois jogos, empatou três e perdeu nove até o momento no Brasileirão, totalizando aproveitamento de pouco mais de 21%. O Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, já tem quatro pontos de vantagem para a equipe carioca.
Um ‘trunfo' para Ramón Díaz neste começo de trabalho à frente do Vasco é o tempo. O Cruzmaltino só volta a campo no dia 23 de julho, quando enfrenta o Athletico-PR, fora de casa, pela 16ª rodada do Brasileirão. Posteriormente, medirá forças contra Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino.
Próximos compromissos do Vasco
- Vasco x Athletico-PR (23/7)
- Corinthians x Vasco (29/7)
- Vasco x Grêmio (6/8)
- Red Bull Bragantino x Vasco (14/8)