Na noite desta quarta-feira (10), o Coritiba afastou o atacante Alef Manga e o volante Jesús Trindade. A dupla inclusive, não entrará em campo no jogo contra o Vasco, marcado para quinta-feira (11), no Couto Pereira, válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O motivo da ação tomada pelo Coxa foi o aparecimento do nome dos dois jogadores em uma planilha de apostadores divulgada pelo ‘O Globo', e que consta na investigação do Ministério Público de Goiás sobre a operação Penalidade Máxima.
É importante destacar que diferente de outros casos, Alef Manga e Jesús Trindade não foram denunciados e não se tornaram réus até o momento. A dupla foi apenas citada em alguns dos documentos divulgados pela imprensa.
O Coritiba Foot Ball Club informa que, em virtude dos eventos noticiados hoje no âmbito da operação Penalidade Máxima 2, os atletas Alef Manga e Jesús Trindade não estão relacionados para o jogo desta quinta-feira (11), contra o Vasco da Gama. pic.twitter.com/ybJW4W4KjO
— Coritiba (@Coritiba) May 10, 2023
Advogado de Manga se pronuncia
Após a decisão do Coritiba, o advogado de Alef Manga divulgou uma nota em que defende seu cliente e critica a ação tomada pelo clube paranaense. Segundo Jeffrey Chiquini, o atacante não participou de esquema algum e inclusive colocou a conta bancária à disposição das autoridades que investigam o escândalo de apostas no futebol brasileiro.
“O afastamento do jogador é uma decisão precipitada, equivocada e de toda desnecessária. Analisamos toda a investigação, e nas mais de duas mil páginas, o Alef é citado uma única vez, por terceiros, em um print de um grupo de Whats não oficial. Ou seja, não há provas contra o jogador. Não há conversa do atleta com apostadores e prova recebimento de valor indevido. Manifestamos pesar pelo esvaziamento da presunção de inocência”.
Com nove gols marcados em 16 jogos, Alef Manga é o artilheiro e principal destaque do Coritiba na temporada. Em 2022, após desempenhar boas atuações na equipe, o atacante foi comprado pelo Coxa. Na negociação com o Volta Redonda, o clube paranaense adquiriu 50% dos direitos do jogador por R$ 2 milhões. O vínculo do atleta com o Alviverde é até 2025.
Jesús Trindade, por sua vez, é uruguaio e está emprestado ao Coritiba até o meio da temporada. O volante pertence ao Pachuca, do México. Na atual temporada, soma 15 partidas e uma assistência.