Na última terça-feira (4), a Confederação Brasileira de Futebol anunciou, depois de uma longa espera, o treinador da Seleção Brasileira. Isso porque Fernando Diniz, um dos mais promissores técnicos da atual geração do Brasil, foi anunciado enquanto o italiano Carlo Ancelotti, que está no Real Madrid, não assume o posto.
Amado por alguns e odiado por outros, o atual treinador do Fluminense soma passagens em outros grandes clubes brasileiros, como São Paulo, Santos e Vasco da Gama. Contudo, ao mesmo tempo que seus times apresentam um grande desempenho, a falta de constância dos trabalhos de Fernando Diniz gera algumas dúvidas sobre a escolha do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues.
Assim, tentando projetar alguns dos novos nomes que terão mais oportunidades no novo ciclo da Amarelinha, o Futebol na Veia, em parceria com a plataforma Sofascore, realizou um levantamento dos jogadores com melhores desempenhos sob comando de Fernando Diniz nos últimos trabalhos que realizou. Confira!
Índice
Os jogadores podem ganhar espaço com Fernando Diniz na Seleção Brasileira
São Paulo
Diniz esteve no comando técnico do Soberano entre os anos de 2019 e 2020. Ao total, foram 75 jogos como treinador do São Paulo, com 34 vitórias, 21 empates e 20 derrotas, com um aproveitamento de 54,67% no Morumbi.
Durante a sua passagem no Tricolor, Fenando Diniz trabalhou com alguns nomes convocados pelo técnico Tite, que esteve à frente da Seleção desde 2016 e comandou a equipe em duas Copas do Mundo da FIFA. Entretanto, um jogador em especial poderia receber oportunidades na Seleção Canarinho.
Em suma, além de Antony, que defende as cores do Manchester United e, inclusive, disputou a última Copa Mundo pelo Brasil, o atacante Brenner, de 23 anos, é um dos que pode receber uma oportunidade na Seleção com a chegada de Fernando Diniz.
O centroavante foi peça fundamental na campanha de liderança do São Paulo, no Brasileirão de 2020, que acabou sendo vencido pelo Flamengo. Em suas duas temporadas sob comando do treinador brasileiro, Brenner disputou 44 jogos, marcou 22 gols e concedeu quatro assistências.
Santos
Já na Vila Belmiro, Fernando Diniz teve uma passagem curta. Nas últimas temporadas, o Santos vive uma instabilidade interna muito grande, onde a política do clube e o desempenho dentro de campo tem se misturado. Muito em função disso, Diniz não conseguiu entregar os resultados esperados nos 27 jogos em que esteve na Baixada Santista: foram 10 vitórias, sete empates e 10 derrotas. Ao total, o aproveitamento foi de 45,7%.
Na passagem pelo Peixe, um nome poderia receber oportunidades na Seleção, não somente por ter destaque com Fernando Diniz, mas também pela fase que vive no Santos: o goleiro João Paulo.
Com 28 anos, o arqueiro ostenta um dos melhores desempenhos da posição no Campeonato Brasileiro em 2023. Além disso, é um dos pilares do Alvinegro Praiano nas últimas temporadas.
Fluminense
O Tricolor das Laranjeiras continuará sendo a ocupação principal de Fernando Diniz. Isso porque o treinador assinou contrato com a CBF por um ano, somente para as datas FIFA, ou seja, Diniz irá cumprir seu vínculo com o Fluminense até o final de 2024.
O Flu é a equipe onde o treinador teve maior sequência em seu trabalho. Até então, nas duas passagens pelo clube, são 125 jogos, com 65 vitórias, 26 empates e 34 derrotas. Assim, seu aproveitamento, que rendeu a oportunidade de participar do novo ciclo da Seleção é de aproximadamente 59%.
Em resumo, dois jogadores que tem grande destaque na equipe de Fernando Diniz no Fluminense e, até por isso, já foram convocados recentemente, são o zagueiro Nino e o volante André. O defensor de 26 anos soma 58 partidas, marcando cinco gols e concedendo ainda duas assistências.
Por outro lado, André, apontado como um dos mais promissores da posição, disputou 65 jogos, marcando um gol e concedendo uma assistência. Apesar disso, o jogador de 21 tem um desempenho de 7,07/10, no parâmetro sofascore.