Internacional não perde para o Nacional-URU há 16 anos; veja retrospecto

Nesta quarta-feira (7), o Inter visita o Nacional, no Gran Parque Central, em Montevidéu, capital do Uruguai. A partida é válida pela 5ª rodada do Grupo B da Copa Libertadores da América. Apesar do resultado frutante na primeira partida entre as equipes, em Porto Alegre, o retrospecto é favorável para os gaúchos.

O time comandado por Mano Menezes pode garantir a vaga para a fase de oitavas de final na próxima rodada, em caso de vitória. Nesse sentido, jogar em solo uruguaio não é um problema para o Internacional. Veja o retrospecto entre as equipes.

A última vitória do Nacional sobre o Inter

De uma forma geral, o Colorado é o adversário brasileiro que mais enfrentou o Nacional na Copa Libertadores da América. Ao total, são 11 jogos disputados entre os clubes, com cinco vitórias do Clube do Povo, quatro empates e duas vitórias uruguaias. A última vez que o Internacional perdeu para os Tricolores foi em 2007.

Naquela oportunidades, os dois times se enfrentaram pelo Grupo D, ainda na fase de grupos. O Inter, atual campeão na ocasião, foi derrotado, de virada, por 3 x 1. Os gols uruguaios foram marcados por Diego Vera, Javier Delgado e Jorge Martínez. Por outro lado, Martín Hidalgo marcou para os brasileiros.

Além disso, nos últimos quatro jogos entre as equipes, foram três vitórias do Inter e um empate, que acontece neste ano. Os gaúchos marcaram seis gols e sofreram dois. Além disso, eliminaram o Nacional nas oitavas de final da Libertadores da América de 2019.

O último jogo entre as equipes foi dominado pelo Internacional, mas os gaúchos sofreram o empate aos 43 minutos do 2º tempo e o jogo terminou em 2 x 2. Os gols foram marcados por Mercado e De Pena, para o Inter. Em contrapartida, Zabala e Noguera empataram.

A matemática do Inter para as oitavas de final

Líder do seu grupo, com oito pontos, o Internacional garantirá vaga na próxima fase em caso de vitória. Isto é, avança para as oitavas, sem depender do resultado entre Metropolitanos e Independiente Medellín.

Em caso de empate, o Colorado irá depender da última rodada. Nessa ocasião, o Inter recebe o Medellín, no Beira-Rio, para confirmar a classificação.

Se for superado pelo Nacional, o clube gaúcho é ultrapassado pelo clube uruguaio, que enfrenta o Metropolitanos na 6ª rodada. Nesse caso, o Colorado pode ser eliminado, em caso de empate ou derrota para os colombianos, no Beira-Rio.

Copa Libertadores 2023, Grupo B
# Seleção J V E D +/- Pontos
1

Internacional

6 3 3 0 4 12
2

Nacional De Football

6 3 2 1 2 11
3

Independiente Medellin

6 3 1 2 1 10
4

Metropolitanos FC

6 0 0 6 -7 0
Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.