Sem vencer há oito jogos, o Corinthians parece viver uma crise sem fim em 2023. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano, mal colocado em seu grupo na Copa Libertadores da América, e na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Timão tem colhido os frutos de sua gestão, que fora de campo tem tomado algumas decisões duvidosas, e que dentro das quatro linhas tem encontrado dificuldades para ajustar um time, que tem nomes promissores, mas também é formado por peças com idade um pouco elevada, o que tem prejudicado o rendimento do time nos jogos.
No último domingo (14), o Corinthians enfrentou o São Paulo, no Clássico Majestoso, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, e não passou de um empate em 1 x 1, isso porque o Tricolor Paulista jogou muito melhor, e poderia ter vencido o jogo, não fosse um pênalti, muito duvidoso, de Rafinha sobre o jovem atacante Wesley, que foi convertido por Roger Guedes. Fato é que o técnico Vanderlei Luxemburgo tem encontrado muitos obstáculos neste início de trabalho, principalmente na questão psicológica, para encontrar uma maneira de fazer o time jogar, e voltar ao caminho das vitórias.
Em relação ao elenco, mudanças drásticas já começaram a acontecer. O técnico corintiano foi claro em dizer que não conta mais com o volante Du Queiroz, que está negociado com o Zenit, da Rússia. Além do meio-campista, Balbuena, que desde que voltou ao time não é nem de longe o mesmo defensor que encantou a torcida em 2017, também está fora dos planos de Luxa, e Júnior Moraes, que embora seja um atacante de boa qualidade, tem sofrido com muitas lesões desde que chegou ao time, e é outro jogador que não está nos planos do técnico corintiano. O momento pede uma renovação no elenco, e mais uma peça deve ser colocada de lado pelo restante da temporada.
Trata-se de Paulinho, volante que chegou ao Corinthians em 2010, e se tornou um dos maiores jogadores da posição na história do Timão. O meio-campista levantou os títulos do Campeonato Brasileiro de 2011, da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes de 2012, do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013, mas que tem sofrido muito com lesões e o fraco desempenho em campo, desde que retornou ao time na temporada passada. Conhecido por sua capacidade de pisar na área e aparecer como elemento surpresa, o volante não tem demonstrado com a mesma qualidade as suas principais virtudes e deve sair do time após a abertura da segunda janela de transferências, que acontece no mês de julho.
Com a camisa do Corinthians, Paulinho disputou nada mais nada menos do que 148 partidas, e anotou 31 gols, dando outras 17 assistências em toda a sua vitoriosa passagem pelo Alvinegro de Parque São Jorge, mas que aos poucos vai chagando ao seu final.
⚫️⚪️ | Paulinho tem conversas para uma possível saída do Corinthians na próxima janela de transferências.
O volante percebeu que com Vanderlei Luxemburgo será usado no meio-campo, o que ele não gostaria mais e, por isso, pode perder espaço no elenco.
Além disso, o alto salário… pic.twitter.com/fJ8J4fgh4Y
— SCCP News (@_sccpnews) May 15, 2023
Meia do Corinthians se aproxima de outros grandes clubes brasileiros
Antes de chegar ao Corinthians, Paulinho teve grande passagem no Bragantino. Pelo Massa Bruta, o jogador disputou 28 partidas e marcou seis gols. Neste período, o volante chamou a atenção da diretoria corintiana, que contratou o jogador. Com a saída do jogador, um dos possíveis destinos do atleta deve ser o retorno ao time de Bragança Paulista, que iniciou conversas com seu empresário, e já teria feito uma proposta pela repatriação do jogador.
Outro clube que está interessado na contratação de Paulinho é o Cruzeiro. Que busca reforços e alternativas ao elenco para buscar o título do Brasileirão, ou da Copa do Brasil, e quer aproveitar o bom momento do time sob o comando do técnico português Pepa para tentar beliscar alguma conquista nesta temporada. Um trunfo em favor da Raposa em relação a uma possível contratação do volante é a boa relação de Ronaldo, responsável pela gestão da SAF com o jogador, que estiveram juntos em 2010.