HISTÓRICO! Botafogo coloca fim em tabu e consegue feito incomum no Brasileirão

A torcida do Botafogo viveu mais uma noite mágica na temporada. No último domingo (9), em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Glorioso não tomou conhecimento do Grêmio, venceu o Tricolor por 2 x 0 dentro da Arena e ampliou sua vantagem na ponta da tabela. Agora, o Alvinegro tem 36 pontos conquistados, 10 a mais em relação a Flamengo e ao clube gaúcho, 2º e 3º colocado respectivamente.

A vitória teve um gosto especial para o Botafogo, que além de aumentar sua vantagem de pontos para os concorrentes, colocou fim em um incômodo tabu. O clube carioca não vencia o Grêmio em Porto Alegre desde 2016. Bater o Imortal Tricolor no sul definitivamente não é uma tarefa fácil, e o Alvinegro conseguiu isso pouquíssimas vezes ao longo da história.

Retrospecto histórico entre Grêmio x Botafogo

Grêmio e Botafogo já se enfrentaram 66 vezes, e o Tricolor leva a melhor no retrospecto histórico. Os gaúchos venceram 28 jogos contra 20 do Glorioso. Houveram ainda 18 empates. Quando pegamos o recorte das partidas em que o Imortal foi mandante, tal vantagem aumenta: 16 triunfos para o time do sul e apenas seis do Alvinegro.

Como citado, a última vez que o Botafogo havia vencido o Grêmio fora de casa foi na temporada 2016. Na ocasião, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Glorioso, comandado por Jair Ventura, bateu os gaúchos por 1 x 0, com gol do volante Bruno Silva no início do 1º tempo.

Desde então, Grêmio e Botafogo mediram forças 11 vezes entre jogos em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. A vitória do Alvinegro no último domingo (9) foi apenas a terceira do clube carioca neste recorte mais recente. O tricolor triunfou em sete oportunidades e as equipes empataram duas vezes.

Próximos compromissos do Botafogo

Líder isolado do Brasileirão, o Botafogo tem ‘missão' bem definida até o final da temporada: se manter na liderança e conquistar o título brasileiro, que não vem desde 1995. Até o momento, a campanha é quase perfeita e o Glorioso já superou quatro adversários diretos, três fora de casa (Palmeiras, Flamengo e Grêmio) e um no Nilton Santos (Fluminense).

Além do Brasileirão, o Botafogo disputa também a Copa Sul-Americana. Apesar da frustração em terminar a 1ª fase na vice-liderança do Grupo A e não conseguir a classificação direta para as oitavas de final, o Glorioso tem de levantar a cabeça, já que joga a ‘repescagem' nesta quarta-feira (12), contra o Patronato, da Argentina.

Confira a agenda de jogos do Botafogo (julho)

  • Patronato x Botafogo (12/7)
  • Red Bull Bragantino x Botafogo (15/7)
  • Botafogo x Patronato (19/7)
  • Santos x Botafogo (23/7)
  • Botafogo x Coritiba (30/7)

Próximos compromissos do Grêmio

Com a derrota para o Botafogo, o Grêmio estacionou nos 26 pontos, foi ultrapassado pelo Flamengo e agora ocupa a 3ª colocação do Campeonato Brasileiro. Apesar da longa distância em relação ao Glorioso, o Tricolor Gaúcho mantém viva a esperança por título. A última vez que o Imortal levantou o caneco foi em 1996.

Diferente do Botafogo, o Grêmio não disputa nenhuma competição continental na temporada. Em contrapartida, o time do técnico Renato Gaúcho segue vivo na Copa do Brasil. No jogo de ida das quartas de final do mata-mata nacional, os gaúchos ficaram no 1 x 1 com o Bahia, fora de casa. Agora, decidirão a vaga em seus domínios, na Arena. Para avançar, basta uma vitória simples diante de seu torcedor. Qualquer empate leva o confronto para os pênaltis.

Confira a agenda de jogos do Grêmio (julho)

  • Grêmio x Bahia (12/7)
  • Grêmio x Atlético-MG (22/7)
  • Goiás x Grêmio (31/7)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.