Tricampeão da competição, o Verdão conheceu seus três primeiros adversários na maior competição de clubes da América do Sul.
O sorteio do grupo do Palmeiras na Libertadores de 2023 colocou o time comandado pelo português Abel Ferreira na chave C da competição, lado de Bolívar, da Bolívia, Barcelona, do Equador, e Cerro Porteño, do Paraguai, velhos conhecidos da torcida palmeirense e que têm muita experiência no torneio.
Apesar dos times de tradição presentes na chave, o grupo do Palmeiras na Libertadores 2023 não é dos mais difíceis e deve ter o próprio time brasileiro como líder ao final da primeira fase.
Vamos detalhar mais a fundo o grupo do Palmeiras na Libertadores 2023.
https://twitter.com/Palmeiras/status/1640836287417524225
Índice
Conheça os times que formam o grupo do Palmeiras na Libertadores 2023
Barcelona – Equador
Time que já tirou o Palmeiras da competição em 2017. Naquela edição, a equipe equatoriana chegou até as semifinais da Libertadores e foi eliminado para o Grêmio, que posteriormente seria o grande vencedor.
Treinado por Fabián Bustos, aquele mesmo que já treinou o Santos, o Barcelona de Guayaquil chega a esta Libertadores como vice-campeão equatoriano de 2022 e conta com Damian Diaz, craque de 36 anos, como principal arma do time para conseguir chegar longe no torneio.
Nos últimos anos, o time tem feito boas campanhas na competição e já foi vice-campeão em 1998, quando perdeu a final para o Vasco da Gama de Luizão, Donizete, Felipe e treinado por Antônio Lopes
Na última edição do torneio o time teve uma participação frustrante e mal chegou a participar da fase grupos, sendo eliminado na pré-Libertadores pelo América Mineiro.
Bolívar – Bolívia
Em grande fase no início de 2023, o time boliviano é o segundo colocado no campeonato nacional com 15 pontos ganhos, sendo cinco vitórias e apenas uma derrota em seis jogos disputados. O sorteio do grupo do Palmeiras na Libertadores 2023, colocou o time boliviano como primeiro confronto do time palmeirense na competição desta temporada.
Até o ano passado, o Bolívar era treinado por Antonio Carlos Zago, velho conhecido da torcida palmeirense e que acabou fazendo um bom trabalho a frente de Los Celestes, tendo terminado a temporada na terceira colocação do Campeonato Boliviano.
O Palmeiras já enfrentou o Bolívar na fase de grupos de 2020 e venceu as duas partidas. Jogando fora de casa, bateu os bolivianos pelo placar de 2 x 1, resultado que não acontecia em confrontos contra brasileiros desde 1980, e no Allianz Parque, um show à parte de Raphael Veiga e Ronny e uma goleada por 5 x 0.
O Verdão terá de enfrentar, além da altitude de mais de 3600 quilômetros acima do nível do mar de La Paz, o desgaste físico, pois a primeira partida do Verdão na Libertadores acontece entre as finais do Paulistão.
Um destaque no time do Bolívar é Gabriel Poveda, artilheiro da Série B do Brasileirão em 2022 pelo Sampaio Corrêa com 19 gols marcados e que em 2023, já marcou um gol em três partidas com a camisa do time boliviano.

Photo: Joao Vitor Rezende Borba /IconSport
Cerro Porteno – Paraguai
Este é mais um confronto tradicional do grupo do Palmeiras na Libertadores 2023. Verdão e Cerro Porteño tem uma história longa dentro da competição, e vão se enfrentar novamente na atual temporada.
Os dois times já mediram forças outras cinso vezes dentro da Libertadores, sendo quatro vezes pela fase de grupos (1999, 2001, 2005 e 2006) e duas vezes pelas oitavas de final da competição Sul-Americana ( em 2018 e 2022).
Na temporada passada, o Verdão amassou o time paraguaio nos dois jogos, vencendo na ida, fora de casa, pelo placar de 3 x 0 e no Allianz Parque, aplicando uma sonora goleada sobre o Cerro Porteño por 5 x 0.
Assim como o Bolívar, os paraguaios vivem uma fase de transição e estão invictos na temporada. Chiqui Arce, ídolo palmeirense era o treinador do Club Del Pueblo e foi demitido no mês passado, após três anos no comando técnico do time.
O time é o vice-líder do Campeonato Paraguaio com 17 pontos, venceu quatro partidas e empatou outras cinco em nove jogos disputados.
O Cerro Porteño eliminou o Fortaleza na pré-Libertadores após vencer os dois jogos da eliminatória, 1 x 0 na Arena Castelão e 2 x 1 jogando no Paraguai.
Jean, goleiro que esteve recentemente no São Paulo, é mais um jogador brasileiro presente no grupo do Palmeiras na Libertadores 2023. O arqueiro inclusive, defendeu um pênalti de Thiago Galhardo, na primeira partida diante do Fortaleza e tem sido um paredão no gol dos paraguaios nos últimos anos.
O sorteio do grupo do Palmeiras na Libertadores 2023 colocou os paraguaios como o terceiro compromisso do Verdão na primeira fase da competição.

Foto: Kely Pereira/IconSport
Calendário do Palmeiras na Libertadores
- Bolívar x Palmeiras – 1ª rodada – 05/04 – 21h30
- Palmeiras x Cerro Porteño– 2ª rodada – 20/04 – 21h
- Barcelona x Palmeiras – 3ª rodada – 03/05 – 21h30
- Cerro Porteño x Palmeiras – 4ª rodada – 25/05 – 21h00
- Palmeiras x Barcelona – 5ª rodada – 07/06 – 20h30
- Palmeiras x Bolívar – 6ª rodada – 29/06 – 21h00
Foto destaque: Yuri Murakami/IconSport