Na noite da última segunda-feira (27), o Flamengo conheceu os adversários que enfrentará no Grupo A da Copa Libertadores 2023. Os times que estão no caminho do Rubro-Negro na competição continental são: Racing, que se classificou graças ao vice-campeonato argentino em 2022, Aucas, campeão equatoriano, e Ñublense, vice-campeão chileno. Os dois últimos, vale destacar, são estreantes no torneio. Abaixo, vamos destrinchar a chave flamenguista clube por clube.
https://twitter.com/Flamengo/status/1640518862406909954?s=20
Índice
Conheça o Grupo do Flamengo na Libertadores
Racing
Vice-campeão argentino no ano passado, o Racing ocupa a quarta colocação do campeonato nacional na atual temporada, com 14 pontos ganhos. Na campanha, a equipe comandada pelo ex-volante Fernando Gago tem quatro vitórias, dois empates e duas derrotas em oito jogos disputados até o momento. Tradicional clube de Avellaneda, La Academia, dono de 18 títulos da 1ª divisão da Argentina e de uma Copa Libertadores (1967), manda seus jogos no lendário e hostil Estádio Presidente Perón, apelidado de El Cilindro.
Dentro das quatro linhas o Racing tem suas armas e promete dificultar a vida do Flamengo. Velho conhecido da torcida rubro-negra, Paolo Guerrero chegou recentemente ao clube argentino e é uma das opções de ataque de Fernando Gago. O peruano já balançou as redes duas vezes em sete jogos. O principal destaque da equipe no entanto é Matías Roja, meia-atacante de 27 anos. São 21 gols em 116 partidas pelo time, sendo quatro destes tentos em oito duelos desta temporada.

Flamengo e Racing tem longo retrospecto de confrontos na história e muito equilíbrio nos números. São 15 jogos disputados entre os clubes, com cinco vitórias para cada lado e cinco empates. Contudo, em partidas oficiais, os times só se enfrentaram quatro vezes. Em 1992, pela Supercopa da Libertadores, uma igualdade em 3 x 3 no Rio de Janeiro e um triunfo dos argentinos por 1 x 0 em Buenos Aires. Posteriormente, La Academia e o Mais Querido só viriam a se encontrar em 2020, nas oitavas de final da Libertadores. Após dois empates por 1 x 1, os hermanos derrotaram os cariocas nos pênaltis no Maracanã e se classificaram para as quartas.
Aucas
Debutante na Copa Libertadores, o Aucas foi campeão equatoriano pela primeira vez em sua história na temporada passada. Comandado pelo venezuelano César Farías, o time de Quito superou o tradicional e forte Barcelona de Guayaquil em decisão disputada em dois jogos, com vitória por 1 x 0 e empate em 0 x 0. Em campanha histórica, a equipe chegou a ficar invicta por 22 jogos, de abril a novembro de 2022.
Sensação do futebol de seu país, o Aucas perdeu peças importantes do time campeão do ano passado. Deixaram o clube o atacante e artilheiro Francisco Fydriszewski, os zagueiros Ricardo Adé e Caín Fara, o lateral Richard Mina e o volante Victor Figueroa. Em contrapartida, o experiente goleiro Hernán Galíndez, que defendeu o Equador na Copa do Mundo do Catar, foi contratado. Além do arqueiro, a equipe acertou a chegada do atacante Jhon Cifuente, ex-Barcelona de Guayaquil, e de Otero, meia venezuelano que passou por Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza. Jefferson Montero (atacante), Michael Rangel (atacante), Erick Castillo (volante), Michael Carcelen (volante), Cristhian Alemán (meia), Jordan Rezabala (meia) também chegaram para reforçar o plantel.

O Aucas manda seus jogos no Gonzalo Pozo Ripalda. Com capacidade para 19 mil pessoas, o estádio fica localizado na cidade de Quito e está a aproximadamente 2.850 metros acima do nível do mar. O primeiro compromisso do Flamengo no Grupo A será justamente na altitude equatoriana.
Ñublense
Assim como o Aucas, está será a primeira participação do Ñublense na história da Libertadores. A equipe representará o futebol chileno após ter ficado na segunda colocação do campeonato local em 2022. Nativo da cidade de Chillán, província localizada na região vulcânica de Nuble (cerca de 400 km de Santiago), o clube tem como técnico Jaime García desde 2019. Ídolo da torcida, o comandante sofreu com um desmanche no elenco e terá que se reinventar se quiser beliscar uma vaga nas oitavas de final.

Os Diablos Rojos perderam os atacantes Alexander Aravena e Nicolás Guerras, além do meia-atacante Matías Moya e o volante Federico Mateos. Os principais nomes do plantel são o centroavante Patricio Rúbio, o lateral e capitão Jovany Campusano, o volante Lorenzo Reyes e o goleiro Nicola Pérez. Atual 13º colocado, o Ñublense soma apenas oito pontos após oito rodadas disputadas (duas vitórias, dois empates e duas derrotas). Seu estádio, o Municipal Nelson Oyarzún Arenas, tem capacidade para 12 mil pessoas.
Calendário do Flamengo na Libertadores
- Aucas x Flamengo – 1ª rodada – 05/04 – 19h
- Flamengo x Ñublense – 2ª rodada – 19/04 – 21h30
- Racing x Flamengo – 3ª rodada – 04/05 – 19h
- Ñublense x Flamengo – 4ª rodada – 24/05 – 21h30
- Flamengo x Racing – 5ª rodada – 08/06 – 21h
- Flamengo x Aucas – 6ª rodada – 28/06 – 21h30
Foto destaque: Divulgação/SUSA/Icon Sport