Na última segunda-feira (27), o torcedor do Tricolor Carioca conheceu o grupo do Fluminense na Libertadores 2023. Ao lado de The Strongest, da Bolívia, do Sporting Cristal, do Peru, e do tradicionalíssimo River Plate, da Argentina, os comandados de Fernando Diniz se preparam para o desafio de jogar na altitude e enfrentar times com personagens conhecidos da torcida brasileira.
A estreia do Fluminense na Libertadores acontece no próximo quarta-feira (5), diante do Sporting Cristal, do Peru, na altitude de Lima, às 21h30 (horário de Brasília).
Todos os times do grupo do Fluminense na Libertadores 2023 estão em boa fase na atual temporada e lideram seus respectivos campeonatos nacionais. Um outro dificultador para o Fluzão são as longas viagens que o time de Fernando Diniz terá de fazer nos jogos fora de casa, ao todo, o time carioca vai percorrer 24 mil quilômetros nos jogos de ida e volta da primeira fase.
Confira o grupo do Fluminense na Libertadores 2023.
https://twitter.com/FluminenseFC/status/1640518154181910530
Conheça em detalhes o grupo do Fluminense na Libertadores 2023
Sporting Cristal – Peru
Primeiro adversário do Fluminense na competição, o já tradicional em Libertadores Sporting Cristal é treinado por um velho conhecido da torcida brasileira. Tiago Nunes, que fez história com o Athletico Paranaense ao conquistar os títulos da Copa Sul-Americana de 2018 e também a Copa do Brasil no ano seguinte.
Segundo colocado do Campeonato Peruano, porém com um jogo a menos em relação ao líder Universitário, o Sporting Cristal ainda não sabe o que é perder na competição local. Até aqui no campeonato nacional, o time Celeste venceu quatro partidas e empatou três, somando 15 pontos na tabela de classificação.
A classificação para a fase de grupos da Libertadores se deu de forma heroica. Na primeira fase, os comandados de Tiago Nunes desbancaram o Nacional do Paraguai. No primeiro jogo, derrota por 2 x 0 fora de casa, porém na volta, um passeio do time peruano, que venceu por 5 x 1 e avançou para enfrentar o Huracán, da Argentina.
Contra os argentinos, mais uma disputa equilibrada. Na partida de ida, na casa do Huracán, empate sem gols. No jogo da volta no Peru, o Sporting Cristal venceu pelo placar de 1 x 0 e se classificou para a fase de grupos da Libertadores.
The Strongest – Bolívia
El Tigre é o líder do Campeonato Boliviano em 2023. Até aqui o time disputou seis jogos, venceu cinco e empatou um. Em relação ao time do ano passado, algumas peças interessantes chegaram, mas o ponto chave deste time é o trabalho realizado pelo treinador Ismael Recalvo, que chegou ao clube em janeiro.
O The Strongest é um time montado de forma muito ofensiva pelo seu novo treinador, que mexe no time de forma crucial nas partidas, além disso, o comandante não tem medo de tirar um jogador defensivo e colocar um atacante, por exemplo, caso haja necessidade do jogo peça isso.
Alguns nomes do time são muito interessantes e merecem destaque como o goleiro Guillermo Viscarra, que desde a temporada passada tem sido o melhor jogador da posição no futebol boliviano, Junior Arias, atacante uruguaio que chegou em 2023 para a disputa da Libertadores e Enrique Triverio, atacante argentino perigosíssimo de 34 anos, que tem passagens pelo Racing da Argentina e pelo Huracán.
Além da qualidade técnica e do jogo ofensivo do time boliviano, a altitude de mais de 3.600 metros de La Paz promete ser mais um dificultador ao Fluminense diante do The Strongest.
River Plate – Argentina
Líder do Campeonato Argentino com 18 pontos, o River Plate tem uma campanha de seis vitórias e duas derrotas em oito jogos pela competição nacional.
Treinado agora pelo ex-jogador do próprio River e ex-zagueiro da seleção argentina, Martín Demichellis, Los Millonarios começaram a temporada 2023 de forma irregular, mas com o passar dos jogos foram tomando forma e chegam em seu melhor momento para a disputa da Libertadores.
Variando a formação tática do time para um esquema com três pontas, ou preenchendo mais o meio campo, de acordo com a necessidade do jogo, o River Plate vem para esta Libertadores contando com as boas exibições de Enzo Pérez, Nacho Fernández e uma novidade das categorias de base no comando de ataque.
Trata-se de Lucas Beltrán, um dos jovens que mais tem se destacado no cenário argentino em 2023, e que nos últimos três jogos marcou quatro gols pelo Campeonato Argentino.
Forte, velocista e alto, estas são as características deste atacante de 22 anos e que já marcou seis gols em oito jogos na temporada atual.
Calendário do Fluminense na Libertadores 2023
- Sporting Cristal x Fluminense – 1ª rodada – 05/04
- Fluminense x The Strongest – 2ª rodada – 18/04
- Fluminense x River Plate – 3ª rodada – 02/05
- The Strongest x Fluminense – 4ª rodada – 25/05
- River Plate x Fluminense – 5ª rodada – 07/06
- Fluminense x Sporting Cristal – 6ª rodada 27/06
Foto destaque: Jorge Rodrigues/IconSport





