O torcedor Fiel conheceu o grupo do Corinthians na Libertadores 2023 na noite desta segunda-feira (27), após sorteio realizado na cidade de Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol.
No Grupo E da competição sul-americana, o Timão está ao lado do Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, do tradicional Argentinos Juniors e também do Liverpool do Uruguai, que será o adversário no jogo de estreia do Corinthians na competição.
Para muitos, este é um grupo complicado para o Alvinegro de Parque São Jorge, que busca por reforços para poder fazer uma boa campanha na primeira fase, e avançar para o mata-mata da competição.
Acompanhe com maiores detalhes o grupo do Corinthians na Libertadores 2023.
O Corinthians está no Grupo E da CONMEBOL @LibertadoresBR!
Vamos, Timão! 💪🏾🖤
🇧🇷 Corinthians
🇪🇨 Ind. Del Valle
🇦🇷 Argentinos Juniors
🇺🇾 Liverpool#VaiCorinthians pic.twitter.com/Lablg0Eas7— Corinthians (@Corinthians) March 28, 2023
Índice
Conheça os times que formam o grupo do Corinthians na Libertadores 2023
Independiente del Valle
Potência do futebol equatoriano, e adversário mais difícil do grupo do Corinthians na Libertadores 2023, o Independiente del Valle tem escrito seu nome na história do cenário Sul-Americano, ao lado de outros times como River Plate e Palmeiras.
Os comandados de Martín Anselmi, técnico espanhol do time, estão em estado de graça após o título da Copa Sul-Americana, diante do São Paulo, e também da Recopa, conquistada este ano diante do Flamengo, em pleno Maracanã.
De perfil ofensivo, controle da posse de bola e muita intensidade, o time equatoriano tem um velho conhecido da torcida corintiana como um dos seus principais jogadores. Júnior Sornoza é o motorzinho do meio-campo do Del Valle, que conta com outras peças como Faravelli, Pellerano e Matías Fernandez como jogadores de muita qualidade.
A grande novidade do time para a disputa da Libertadores e que também é outro velho conhecido do torcedor brasileiro é Marcelo Moreno, atacante boliviano que jogou durante muitos anos no Cruzeiro, e que promete ser o homem gol do time equatoriano.
Recentemente, o Independiente del Valle tem chamado a atenção da crítica, justamente pelo desempenho do time diante dos brasileiros.
Em 2019, o próprio Corinthians sentiu a força desta nova força do futebol da América do Sul. Pela semifinal da Copa Sul-Americana daquele ano, o Del Valle venceu o Timão, em plena Neo Química Arena, pelo placar de 2 x 0 no jogo de ida, e eliminou o Alvinegro após empate em 2 x 2 no Equador.
O Flamengo é outro time que tem sido vítima dos equatorianos, além do vice-campeonato da Recopa Sul-Americana este ano, o Mengão foi goleado pelo Independiente del Valle na terceira rodada da fase de grupos da Libertadores de 2020 pelo placar de 5 x 0.
Além dos dificultadores já citados, a altitude de 2.850 metros da altitude de Quito, cidade onde manda seus jogos, é outro obstáculo que será enfrentado pelo time comandado por Fernando Lázaro.
Argentinos Juniors – Argentina
Time que revelou ao mundo do futebol Diego Armando Maradona, o Argentinos Juniors é, ao lado do Liverpool do Uruguai, um dos times teoricamente mais fracos do grupo. A equipe argentina será o segundo confronto do grupo do Corinthians na Libertadores 2023, e o primeiro compromisso do Timão em casa.
Sendo assim, o Argentinos Juniors corre por fora por uma vaga à próxima fase da Libertadores, mas deve aproveitar o fator casa para pontuar e tentar embolar a disputa da chave pela classificação.
Atual 13º colocado do Campeonato Argentino, o ex-time do volante corintiano Fausto Vera, chegou a esta Libertadores após terminar o ano de 2022 como a terceira melhor campanha do Campeonato Argentino.
Em toda a história da equipe na Libertadores, esta é a segunda vez que o ex-time de Maradona irá enfrentar um clube brasileiro, a outra vez foi em 2011, quando o Argentinos Juniors caiu no mesmo grupo do Fluminense.
Nesta temporada, o time faz uma temporada regular no Campeonato Argentino, com três vitórias, dois empates e três derrotas nos oito jogos que fez até aqui na competição.
Liverpool – Uruguai
Primeiro adversário do grupo do Corinthians na Libertadores 2023, o Liverpool do Uruguai está estreando na competição continental em 2023 e vive grande fase dentro do cenário nacional.
Nos último quatro anos, o time venceu quatro títulos, sendo o terceiro clube uruguaio com mais conquista no período, ao lado do Peñarol e também do Nacional.
Nesta temporada, o Liverpool ocupa a sétima colocação do Campeonato Apertura Uruguaio com 12 pontos ganhos, são três vitórias, três empates e duas derrotas em oito jogos disputados até aqui.
Seu estádio, o modesto Belvedere não poderá receber a partida diante do Corinthians, na próxima quinta-feira às 19h, pois sua capacidade é para oito mil pessoas, e a Conmebol exige que os campos na fase de grupos da competição comportem ao menos dez mil pessoas.
Por conta disso, os jogos em casa do time uruguaio serão realizados no tradicional Estádio Centenário em Montevidéu, que tem capacidade para mais de 60 mil pessoas.
Calendário do Corinthians na Libertadores
- Liverpool x Corinthians – 1ª rodada – 06/04 – 19h
- Corinthians x Argentinos Júniors– 2ª rodada – 19/04 – 21h30
- Corinthians x Independiente del Valle – 3ª rodada – 02/05 – 21h
- Argentinos Júniors x Corinthians – 4ª rodada – 24/05 – 21h30
- Independiente del Valle x Corinthians – 5ª rodada – 08/06 – 19h
- Corinthians x Liverpool – 6ª rodada – 28/06 – 21h30
Foto Destaque: Marco Galvão/IconSport