Grêmio x Bahia: Tricolor gaúcho perdeu uma única vez e jamais foi eliminado pelos baianos; veja retrospecto

Nesta terça-feira (6), o Grêmio conheceu seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil. O Imortal Tricolor enfrenta o Bahia. Os jogos da fase de quartas do torneio ocorrem nas semanas de 5 e 12 de julho.

A primeira partida será disputada na Bahia, na Arena Fonte Nova. Em contrapartida, a decisão acontece na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O time comandado por Renato Portaluppi despachou o Cruzeiro na fase de oitavas de final, após empatar em casa e vencer no Mineirão, por 1 x 0. Já o Bahia eliminou o Santos, nos pênaltis.

Grêmio x Bahia: o retrospecto entre os Tricolores

De uma forma geral, o duelo entre Grêmio x Bahia tem uma ampla vantagem do clube gaúcho quando se trata de Copa do Brasil. Em resumo, são oito jogos pelo torneio, com seis vitórias do Grêmio, um empate e uma vitória do Bahia. Por outro lado, o Imortal marcou 11 gols e sofreu quatro. Ou seja, a equipe comandada por Renato Portaluppi tem um aproveitamento de 79,2% na história de confrontos entre as duas equipes. A única vitória do Esquadrão de Aço aconteceu em 2005, por 2 x 1, em casa. Contudo, na partida de volta, o Grêmio venceu por 1 x 0 e avançou pelo critério do gol marcado fora de casa.

O último duelo entre Grêmio x Bahia aconteceu justamente nas quartas de final da Copa do Brasil de 2019. Na partida de ida, em Porto Alegre, um empate em 1 x 1, com gols de Éverton Cebolinha, para os gaúchos, e Gilberto, para os baianos. Contudo, na decisão da vaga, na Arena Fonte Nova, o Grêmio venceu por 1 x 0, com gol de Alisson. Com isso, o Imortal avançou.

Na sequência da competição daquele ano, o Grêmio seria eliminado pelo Athletico-PR, que pode ser adversário nas semifinais deste ano. O Furacão enfrenta o Flamengo e está no mesmo lado do chaveamento do Tricolor. Do outro lado da chave, os jogos entre São Paulo x Palmeiras e Corinthians x América-MG.

O caminho do Grêmio na Copa do Brasil de 2023

Nesta edição da Copa do Brasil, o Grêmio já eliminou Campinense, Ferroviário, ABC e Cruzeiro. Ao total, com as classificações, o Tricolor acumulou um valor R$ 12,8 milhões em premiações. Uma vaga na semifinal garantirá a entrada de mais R$ 9 milhões nos cofres tricolores, que buscam a sexta conquista do torneio.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.