Depois de atuar pela primeira vez na temporada 2023, Pedro Geromel está de volta ao Departamento Médico do Grêmio. Nesta terça-feira (29), o Tricolor confirmou que o zagueiro sofreu lesão muscular de grau 1 no bíceps-femoral da coxa esquerda.
A lesão ocorreu no último domingo (27), na vitória por 3 a 0 do Grêmio sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Na reta final do primeiro tempo, ao se esforçar e se esticar em disputa de bola próximo à linha lateral, Geromel acusou dores na perna esquerda. O zagueiro tentou seguir em campo, pelo menos até o intervalo, mas foi substituido ainda nos acréscimos da primeira etapa por Rodrigo Ely.
Índice
Zagueiro não atuava há dez meses
A partida contra o Cruzeiro marcou o retorno de Geromel aos gramados após dez meses. O último jogo oficial do zagueiro havia sido no dia 23 de outubro do ano passado, na goleada por 3 a 0 sobre o Náutico, que confirmou o acesso do Grêmio à Série A do Campeonato Brasileiro.
BASTIDORES 🎥🇪🇪 Humildade, vontade e dedicação. Assim foi construída a vitória de ontem, três gols embalados pela união no campo e na arquibancada. UM PELO OUTRO SEMPRE! #Brasileirão2023
➡️ Confere tudo que rolou no #GRExCRU, pelas imagens da @gremiotv: https://t.co/KCtNKB2S6X pic.twitter.com/WQ4nwGNpAe
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 28, 2023
Na pré-temporada, no dia 6 de janeiro deste ano, Geromel sofreu uma lesão meniscal no joelho esquerdo. Ele precisou passar por cirurgia, e a recuperação foi bem mais longa do que se imaginava. Em maio, o zagueiro chegou a convocar uma entrevista coletiva, em que revelou agonia por não poder voltar a jogar.
Grêmio adotou cautela para retorno
Até por conta dos 37 anos do atleta, o Grêmio foi cuidadoso em relação ao seu retorno. No dia 3 de agosto, Geromel participou de jogo-treino com o São José. Chegou a aparecer na lista de relacionado para a partida contra o Fluminense, no dia 13 de agosto, mas após conversa com Renato optou por apenas treinar para aprimorar a condição física. O último teste antes do retorno foi no jogo-treino com o Novo Hamburgo, no dia 23, em que atuou junto com Kannemann.
A histórica dupla de zaga do Grêmio reeditou a parceria oficialmente na partida contra o Cruzeiro. Mas apenas por 48 minutos, até a saída de Geromel para a entrada de Rodrigo Ely.
Rodrigo Ely deve ser o substituto
O camisa 5, inclusive, deve ter sequência ao lado do argentino a partir de agora. Embora o Grêmio não divulgue o prazo de recuperação de Geromel, ele ficará de fora do confronto com o Cuiabá, no próximo domingo (3), às 11h, na Arena.
As outras opções que o Grêmio têm para o setor são Bruno Alves, Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã. A fartura de alternativas passa justamente pela precaução do departamento de futebol gremista devido aos problemas físicos e clínicos de Geromel e Kannemann.