Depois de derrotas para Flamengo (Copa do Brasil) e Santos (Brasileirão), o Grêmio enfim voltou a vencer. Neste domingo (27), em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Gaúcho contou com o faro artilheiro de Luis Suárez e bateu o Cruzeiro por 3 a 0, na Arena. O atacante uruguaio colocou ponto final no jejum de tentos e voltou a balançar as redes com a camisa do Imortal. A Raposa, por sua vez, é só ladeira abaixo.
Grêmio e Cruzeiro nutrem rivalidade histórica e frequentemente as torcidas dos dois clubes se provocam. E pela segunda vez no ano, os tricolores levaram a melhor. Apesar da Raposa ter vencido o jogo do primeiro turno do Brasileirão, o Imortal eliminou os mineiros nas oitavas de final da Copa do Brasil. O tira-teima entre as equipes ocorreu neste domingo (27), e Luis Suárez resolveu entrar em cena.
El Pistoleiro jamais tinha ficado tanto tempo sem balançar as redes em sua carreira. O gol diante do Cruzeiro, que abriu o placar para a vitória gremista na Arena, encerrou um jejum de oito partidas do uruguaio sem marcar. Ao todo, foram 743 minutos sem tento. Aos 28′ do primeiro tempo, Suárez recebeu passe açucarado de Cristaldo, antecipou a marcação na área da Raposa e fuzilou de primeira, sem chances para Rafael Cabral.
Nas rede sociais, gremistas celebraram a ‘volta’ do artilheiro e provocaram o Cruzeiro, afirmando que Suárez é “pai” do clube mineiro. Vale lembrar que o atacante havia marcado contra a Raposa também na Copa do Brasil.
🤣🤣🤣🤣🤣 pic.twitter.com/23Szv2mQ5W
— Gabi 🇪🇪 (@Gabi_Raphaelli) August 27, 2023
— Mila 🇪🇪 (@mila_collovini) August 27, 2023
novo papai da raposa
— Gabi 🇪🇪 (@Gabi_Raphaelli) August 27, 2023
sai zika, tinha que ser dele, pai do Cruzeiro
— leo do gremio (@_leoolv) August 27, 2023
Índice
Situação do Grêmio no Brasileirão
Com a vitória sobre o Cruzeiro, o Grêmio chegou aos 36 pontos, ultrapassou o Flamengo e assumiu a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. A campanha do Tricolor Gaúcho é considerada bastante positiva até o momento. Em 21 rodadas disputadas, a equipe de Renato Gaúcho obteve 11 vitórias, três empates e seis derrotas.
Apesar de muito distante do líder Botafogo, o Grêmio ‘se permite’ sonhar com a possibilidade de título. O Glorioso tem 51 pontos conquistados, ou seja, 15 a mais que o Imortal. Os dois times ainda se enfrentam neste returno, no Rio de Janeiro. No embate do primeiro turno, vitória carioca por 2 a 0 em Porto Alegre.
Próximos jogos do Grêmio
- Grêmio x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – Arena do Grêmio – domingo (3/9), às 11h (horário de Brasília);
- Red Bull Bragantino x Grêmio – Campeonato Brasileiro – Nabi Abi Chedid – quarta-feira (13/9), às 19h (horário de Brasília);
- Grêmio x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Arena do Grêmio – quarta-feira (20/9), às 19h (horário de Brasília)
Situação do Cruzeiro no Brasileirão
Com mais uma derrota para conta, o Cruzeiro se afundou na crise. Agora, são sete jogos sem vitória e situação preocupante na tabela de classificação. Com 25 pontos ganhos, a Raposa está em 12º lugar e vê a zona de rebaixamento se aproximar. No recorte citado (sete partidas sem vencer), a equipe mineira perdeu três e empatou quatro.
O Cruzeiro começou bem o Campeonato Brasileiro e chegou a liderar o certame por algumas rodadas. No entanto, o desempenho caiu drasticamente e a pressão da torcida passou a crescer. Pepa, treinador da equipe, é um dos mais contestados pelos cruzeirenses.

Próximos jogos do Cruzeiro
- Cruzeiro x Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro – Mineirão – domingo (3/9), às 18h30 (horário de Brasília);
- Santos x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – Vila Belmiro – quarta-feira (13/9), às 21h30 (horário de Brasília);
- Fluminense x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – Maracanã – sábado (23/9), às 21h (horário de Brasília)