“Garçom” do Goiás lidera estatísticas dentre clubes da Série A; veja números

A temporada de 2023 do Goiás teve altos e baixos, como a derrota na final do Campeonato Goiano para o rival Atlético-GO e a queda do técnico Guto Ferreira, mas também bons momentos no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.

No Brasileirão, a equipe colecionou vitórias marcantes no 3 x 1 em cima do Corinthians e a virada no Botafogo que tirou a invencibilidade do clube carioca. Na Sula, o Esmeraldino, vice-campeão em 2010, lidera superou o Universitario, do Peru, por 1 x 0 na última terça-feira (23) e lidera o grupo G com oito pontos. Mais duas rodadas serão disputadas em junho com o Gimnasia y Esgrima, em casa, e o Independiente Santa Fé, fora.

Um dos destaques da vitória em cima do time peruano foi o lateral-esquerdo Sander, autor da assistência para um gol de placar de Apodi.

LEIA TAMBÉM:

Aos 32 anos, Sander brilha em 2023 pelo Esmeraldino com 10 assistências em 30 partidas, sendo 25 como titular. Esse número o coloca como o lateral da Série A do Brasileirão com mais passes para bolas nas redes e participações em gols (11), pois marcou um na Copa do Brasil.

Dados do SofaScore mostram ainda que o lateral-esquerdo do Goiás distribuiu 48 passes decisivos nessa temporada, mostrando ser o chamado de “defensor construtor”.

Nascido no pequeno município Corumbá de Goiás, Sander passou por mais de 10 clubes na carreira, sendo boa parte deles no Rio Grande do Sul: São Luiz, Cruzeiro, São José, Ypiranga, Três Passos, Panambi e Santo Ângelo.

Ainda jogou no Concórdia-SC, Rio Branco-AC e Avaí, antes de chegar ao Sport, onde ficou entre 2017 e 2022. Foram 225 partidas e cinco gols marcados com o Leão da Ilha, onde conquistou o Campeonato Pernambucano de 2019.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.