Amanhã (29), o Palmeiras joga o Derby Paulista contra o Corinthians, às 18h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela 3ª rodada do Brasileirão. O Verdão defende uma invencibilidade em clássicos paulistas: não perde para São Paulo, Santos ou o Timão há sete partidas.
O último revés foi em julho de 2022 contra o Tricolor do Morumbi por 1 x 0, pelas oitavas da Copa do Brasil. Desde esse jogo, a equipe de Abel Ferreira venceu quatro vezes e empatou em três oportunidades.
Em 2023, são dois empates, um sem gols contra o São Paulo e 2 x 2 com o Corinthians, e uma vitória em cima do Santos por 3 x 1.
No recorte dos últimos 12 jogos contra os rivais, o Alviverde venceu oito, empatou três e segue com apenas uma derrota.
Veja abaixo em detalhe o retrospecto recente contra os três rivais.
Santos
Na era Abel Ferreira, o time praiano é quem mais sofre contra o rival verde. Atualmente, o Palmeiras está com oito vitórias consecutivas, alcançando 11 jogos de invencibilidade (nove triunfos e dois empates). Nessas partidas, foram 19 gols marcados e oito sofridos.
Vale destacar que o Santos também perdeu a Libertadores de 2020 para o Palmeiras de Abel. Breno Lopes marcou o gol do título no último minuto.
São Paulo
Dentre os rivais, o São Paulo é quem melhor compete contra o Palmeiras nos últimos anos. O Tricolor venceu um Campeonato Paulista, em 2021, frente ao Verdão, e no ano seguinte eliminou os rivais da Copa do Brasil.
Por outro lado, nesse período os torcedores do Verdão podem se orgulhar do 4 x 0 que reverteu a vantagem do Tricolor na decisão estadual de 2022 e garantiu a taça. Os times ainda se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores 2021, onde o Palmeiras avançou ao ampliar outro placar elástico no Allianz Parque: 3 x 0. O Alviverde Imponente foi campeão da América nesse ano.
Nas últimas 10 partidas com o clube do Morumbi, o Palmeiras venceu cinco, perdeu três e empatou duas vezes.
Corinthians
Rival deste sábado, o Corinthians terá que derrubar um tabu: desde setembro de 2021 não vence o Verdão. O Palmeiras venceu três dos últimos quatro jogos (2 x 1, 3 x 0 e 1 x 0). O outro resultado foi o empate, em 2 x 2 pelo Paulistão desse ano.
A última vitória corintiana aconteceu na Neo Química Arena por 2 x 1 pelo Brasileirão de 2021. Róger Guedes, duas vezes, marcou para o Corinthians, enquanto Gabriel Menino descontou. Essa foi a única derrota de Abel Ferreira no Derby.
No recorte dos últimos 12 jogos, a equipe do Allianz Parque venceu seis, empatou cinco e perdeu apenas uma. Esse período parte desde a ida e a volta das finais do Paulistão de 2020, em que o Palmeiras foi campeão nos pênaltis após dois 0 x 0. O vencedor ainda era treinado por Vanderlei Luxemburgo.