Freguesia? Fluminense busca manter escrita histórica contra o River para avançar na Libertadores

Logo mais, às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (7), River Plate x Fluminense se enfrentam no Monumental de Núñez, em duelo válido pela 5ª rodada do Grupo D da Copa Libertadores. Vivendo situação confortável no chaveamento, o Tricolor precisa de apenas um empate simples para avançar às oitavas de final do mata-mata continental. De olho na classificação antecipada, o time carioca busca manter escrita histórica diante dos Millonarios.

Apesar de nunca ter conquistado um título de Libertadores, o Fluminense acumula feitos importantes no futebol sul-americano. E um deles é justamente o fato de nunca ter sido derrotado pelo River Plate, considerado por muitos um dos clubes mais temidos e respeitados do continente. Se apegando a tal retrospecto, o Tricolor quer manter essa escrita para assegurar vaga no mata-mata e presentear sua torcida, que lotou as ruas de Buenos Aires e promete estar em grande número no Monumental.

River Plate x Fluminense: retrospecto histórico

A história do confronto entre River Plate e Fluminense é curta e recente. Os times se enfrentaram apenas três vezes e, como citado, o Tricolor leva vantagem. Em três jogos disputados até o momento, o clube das Laranjeiras venceu dois e empatou um. Ao todo, foram nove gols marcados pelo Flu contra três tentos dos Millonarios. O último embate ocorreu no dia 2 de maio deste ano, quando os comandados do técnico Fernando Diniz aplicaram goleada acachapante de 5 x 1 sobre os hermanos, no Maracanã, pela 3ª rodada do Grupo D.

Vale destacar ainda que River e Fluminense duelaram somente uma vez no Monumental de Núñez. E o Tricolor levou a melhor. Com gols de Nenê, Caio Paulista e Yago Felipe, os cariocas venceram os Millonarios por 3 x 1, na fase de grupos da Libertadores de 2021.

Confira todos os jogos entre River Plate x Fluminense na história

Desempenho recente das duas equipes

Atual bicampeão carioca, o Fluminense, que começou a temporada 2023 à todo vapor, teve queda acentuada e amargou resultados negativos recentemente. Depois de perder quatro jogos consecutivos, para Botafogo, The Strongest, Corinthians e Flamengo, o Tricolor se reabilitou e venceu o Red Bull Bragantino por 2 x 1, no último domingo (4), pelo Brasileirão. Na Libertadores, o time de Fernando Diniz lidera o Grupo D, com nove pontos (três vitórias e uma derrota).

Líder isolado do Campeonato Argentino com 41 pontos conquistados, o River Plate não tem repetido o mesmo desempenho na Libertadores. A equipe do técnico e ex-zagueiro Martín Demichelis amarga a lanterna da chave (4 pontos) e precisa desesperadamente da vitória sobre o Fluminense para seguir sonhando com classificação às oitavas. Os principais nomes do time são figuras conhecidas por torcedores brasileiros: De La Cruz, que está em negociações avançadas com o Flamengo, e Nacho Fernández, que defendeu o Atlético-MG entre 2021 e 2022.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.