Na 9ª colocação do Campeonato Brasileiro com 13 pontos ganhos, o Fortaleza, por mais uma temporada, tem disputado de forma competitiva e digna a principal divisão do futebol brasileiro. Desde que voltou para a elite do Brasil em 2020, o Leão do Pici tem acumulado grandes resultados, e hoje é considerado a principal força do nordeste do país. No ano de seu retorno, o Tricolor de Aço terminou o Brasileirão na 16ª colocação, em uma temporada de transição, na sequência terminou em 4º lugar, no melhor resultado do time em sua história, se classificando pela primeira vez para a Libertadores.
Em 2022, o Fortaleza ficou entre os oito melhores do Brasileirão novamente, o que credenciou o time cearense a participar mais uma vez da principal competição de clubes da América do Sul. Tal momento do Leão do Pici, é fruto de um trabalho muito responsável e revolucionário de sua diretoria, que ao longo dos anos tem investido em jogadores de baixo custo, e de alto potencial, além de ter contratado um dos treinadores mais valorizados do cenário Sul-Americano, o argentino Juan Pablo Vojvoda.
Planejando implantar a SAF em breve, a diretoria executiva do clube tem como base o modelo de negócio do Bayern de Munique para executar esta nova forma de gestão dos times, e buscar vôos ainda mais altos no cenário brasileiro e internacional. No caso do gigante alemão, o clube é responsável por administrar 75% do clube, enquanto o restante é de responsabilidade dos três patrocinadores, a Allianz, a Audi e a Adiddas, que tem uma fatia igual de 8,33% das ações da instituição.
Arthur Lidio, diretor administrativo do Fortaleza afirma que este modelo é o que mais se aproxima do ideal segundo o conselho deliberativo do clube, e que a alta cúpula do time cearense estuda esta proposta para implantar no Leão do Pici em breve.
“O modelo que a gente estudou é o do Bayern de Munique. É uma referência, pois o modelo do Bayern tem 75% de cotas na associação, e os outros 25% são divididos em três empresas. Então a gente viu esse modelo e nós nos aprofundamos”, afirmou o mandatário.
SAF: Fortaleza se inspira no Bayern de Munique
Veja modelo https://t.co/4vbDvBWKhU
— ge (@geglobo) May 30, 2023
Decisão para implantação da SAF no Fortaleza depende de aprovação em Conselho Deliberativo
Toda e qualquer decisão no Fortaleza depende de uma mudança no estatuto do clube via Conselho Deliberativo, com votação dos sócios. É um caminho bem diferente de Bahia, Vasco, Cruzeiro e Botafogo, que passaram a ser administrados por um dono.
Caso aprovada, a projeção de arrecadação do Fortaleza é de R$50 milhões, este montante seria utilizado para investimento em categorias de base, elenco, e compliance (governança interna). Por enquanto, o clube não pretende construir seu estádio. Após bom resultado no Campeonato Brasileiro, quando venceu o time do Vasco pelo placar de 2 x 0, o time cearense volta a focar na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (31), o time de Juan Pablo Vojvoda encara o Palmeiras pelo jogo de volta das oitavas de final da competição, às 19h (horário de Brasília).