Fortaleza e Vasco fazem ação para combater racismo; saiba mais

O Fortaleza venceu o Vasco pelo placar de 2 x 0 em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Leão do Pici foram marcados por Thiago Galhardo e Silvio Romero, ambos no final do jogo. O resultado alavancou o time cearense na tabela de classificação da competição. Agora com 13 pontos ganhos, o time treinado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda subiu para a 8ª colocação. Depois de quatro jogos sem vencer no Brasileirão, uma das maiores potências do futebol nordestino alcançou um resultado importante.

A fim de protestar contra os atos racistas que pautaram os noticiários esportivos desde a semana passada, Fortaleza e Vasco fizeram uma ação em conjunto antes mesmo de entrarem em campo na Arena Castelão. Os atletas de cor preta, de ambos os times não apareceram na peça de escalação oficial dos times nas redes sociais. O objetivo principal da iniciativa foi mostrar a ausência de pessoas desta etnia várias áreas da sociedade.

Antes do apito inicial, os capitães Léo, do Cruzmaltino, e Tinga, do Leão do Pici trocaram flâmulas com a mensagem principal da iniciativa. Ao final, os jogadores de cada time também doaram as camisas usadas no jogo para serem repassadas para a Play For a Cause, parceria que recolhe itens esportivos para realizar leilões. O lucro gerado com a venda destes itens vai para instituições que combatem o racismo no Brasil.

https://twitter.com/DonPatito/status/1662576018484232194

Fortaleza e Vasco levantam bandeira antirracista em meio a denúncias

Na última semana, o futebol brasileiro lamentou pelo menos três casos de racismo envolvendo jogadores brasileiros. O primeiro e mais emblemático aconteceu com Vinícius Júnior, em jogo contra o Valência pelo Campeonato Espanhol. No último meio de semana, Palmeiras e Santos também registraram casos de racismo contra seus jogadores em jogos pela Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Por conta disso, Fortaleza e Vasco se mobilizaram em uma ação que teve como grande objetivo, conscientizar a sociedade, e os próprios dirigentes das ligas de que o racismo não pode mais ser aceito como algo normal, em um ambiente competitivo como o esporte.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.