Flamengo perde a liderança de ranking de melhores times do mundo; saiba mais

Nos últimos quatro anos, o Flamengo alcançou o topo do futebol mundial com as conquistas do bicampeonato do Brasileirão, em 2019, sob o comando do técnico português Jorge Jesus,  e 2020, comandado por Rogério Ceni. Além disso, venceu por duas vezes a Copa Libertadores, uma em 2019 e a outra conquista na temporada passada, quando treinado por Dorival Júnior, bateu o Athletico Paranaense por 1 x 0, e faturou o seu terceiro título da maior competição de clubes da América do Sul. Com os excelentes resultados dos últimos anos, o Mengão conseguiu a 1ª colocação do ranking de clubes da IFFHS (International Federation Football History and Statics) um dos maiores órgãos de estatísticas e história do futebol no mundo.

Entretanto, os resultados em 2023 não foram nada animadores. Com a troca inesperada do comando técnico, o Mengão passou a ser treinado pelo português Vítor Pereira, que saiu de forma polêmica do Corinthians e assumiu o Flamengo, que demitiu Dorival Júnior, mesmo vencendo a Libertadores, e também a Copa do Brasil na temporada passada. Com isso, o Rubro Negro perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, o Campeonato Carioca para o Fluminense, a Recopa Sul-Americana para o Independiente Del Valle, e foi eliminado nas semifinais do Mundial de Clubes para o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Com estes resultados, e o fraco início de Campeonato Brasileiro, tendo vencido somente dois jogos, entre cinco disputados, o Flamengo perdeu a posição de melhor time do mundo para o Real Madrid, que agora lidera o ranking da IFFHS com 320 pontos, contra 295 do Mengão, uma diferença de 25 pontos. Entre os 20 primeiros colocados do ranking ainda se encontram o Palmeiras, que é o 7º colocado, o Athletico Paranaense, na 14ª posição, e o São Paulo, que está na 16ª colocação.

Flamengo vence, e tenta se recuperar no Brasileirão

Após uma sequência de três jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Flamengo voltou a somar três pontos, ao bater o Goiás pelo placar de 2 x 0, em jogo realizado na última quarta-feira (10). Com o resultado, os comandados do técnico argentino, Jorge Sampaoli, subiram algumas posições na tabela de classificação, e neste momento estão na 12ª posição, com exatamente seis pontos ganhos, com duas vitórias e três derrotas em cinco partidas.

O próximo compromisso do Rubro-negro na competição será diante do Bahia, fora de casa, na Arena Fonte Nova, neste sábado (13), às 16h (horário de Brasília). O adversário do Flamengo no final de semana, vem de derrota para o Santos, por 3 x 0, em jogo realizado na Vila Belmiro, e ocupa atualmente a 13ª posição, uma atrás do time carioca. Em seguida, o Mengão vai encarar o Fluminense, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.