O ‘caso Pedro' teve mais um capítulo nesta quarta-feira (2) nos bastidores do Flamengo. Por desobedecer ordem da comissão técnica e não realizar aquecimento durante a partida contra o Atlético-MG, o atacante foi multado pela diretoria rubro-negra. Além disso, por decisão dos cartolas flamenguistas, o camisa 9 será suspenso por um jogo e, por isso, não entra em campo diante do Olimpia, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Em virtude da enxurrada de acontecimentos e polêmicas relacionadas a Pedro nos últimos dias, a torcida do Flamengo parece bem dividida quanto ao caso. Se por um lado, parte dos rubro-negros considera injusta a decisão da diretoria flamenguista em punir o atacante, em contrapartida, outra ‘ala' da Nação aprova a ação dos dirigentes e condena as atitudes do camisa 9 do Mais Querido.
Após Pedro ser agredido pelo preparador físico Pablo Fernández no vestiário da vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, em Belo Horizonte, a torcida do clube da Gávea, de maneira unânime, apoiou o jogador. No entanto, isso começou a mudar na última segunda-feira (31), quando o atual Rei da América faltou o treino no CT Ninho do Urubu sem comunicar a direção. A atitude irritou parte dos rubro-negros, que passou a criticar o artilheiro. Com a multa e suspensão aplicadas ao atleta, os flamenguistas, como citado, voltaram a se dividir.
Com muita dor no coração que eu vou dizer isso, mas o Pedro não merece jogar mais pelo Flamengo, é muito triste o que essa diretoria tá fazendo com ele, vai acabar com a carreira dele, ele merece coisa melhor.
— Enzotti 🦈 (@barrehto) August 2, 2023
Não gosto da diretoria do Fla, tampouco passo a mão na cabeça. Porém, devo elogiar a postura da direção em relação ao caso Pedro. "Ah, mas vai desfalcar". Lembrando que a mesma punição ocorreu com marinho e Gabriel. E outra: insubordinação é insubordinação em qualquer caso.
— Almeida ou Correia (@bielcorreia_13) August 2, 2023
A diretoria do @Flamengo é muito amadora e burra para o futebol, resolveram punir o próprio clube com a proibição do Pedro de jogar amanhã pela libertadores. Caso o Gabigol se machuque ficamos sem centroavante…
— 𝕄𝔼𝔻𝔼𝕀ℝ𝕆𝕊®️🥋🥊🏋🏽♀️ (@farmedeiros) August 2, 2023
Minha opinião: A diretoria tá certa em multar o Pedro
Indisciplina é indisciplina, nenhum jogador é maior que o clube, até Gabigol já foi multado.
— Geovanne (@gn10_crf) August 2, 2023
Índice
Porque o Flamengo não trouxe à público a decisão de punir Pedro?
A informação da punição do Flamengo a Pedro foi noticiada primeiramente pelo ‘ge'. Até o momento, o clube não se manifestou publicamente sobre a agressão sofrida pelo atacante e a decisão de suspende-lo e multá-lo.
Em resumo, o Flamengo busca se resguardar juridicamente. Desse modo, opta por não levar à público as decisões tomadas sobre o caso. Vale destacar que nem mesmo a demissão de Pablo Fernández foi divulgada pelo Mais Querido. Apenas o jogador, o preparador físico e o técnico Jorge Sampaoli publicaram notas oficiais depois do ocorrido.
Números de Pedro (na temporada e com Sampaoli)
Com 26 gols marcados em 37 jogos, Pedro é o artilheiro do Flamengo na temporada. Além disso, o camisa 9 rubro-negro é o segundo maior goleador do futebol brasileiro em 2023 até o momento, atrás apenas de Germán Cano, atacante do Fluminense.
Jorge Sampaoli tem pouco mais de três meses de trabalho no Flamengo. Durante este período, o técnico argentino criou relação conturbada com Pedro, que reclama da pouca minutagem recebida pelo treinador. Nos 27 jogos em que o comandante esteve à frente do Rubro-Negro, o atacante foi relacionado para 23. Só não entrou em campo em três partidas: Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG.
Ao todo, Pedro soma 1375 minutos em campo desde a estreia de Sampaoli, contra o Ñublense, no Maracanã, pela fase de grupos da Libertadores. Com média de 69 minutos por jogo com o argentino, o artilheiro foi bastante utilizado no início de trabalho do ex-Seleção Chilena. No entanto, com o passar do tempo e muito em função da ascensão de Bruno Henrique após voltar de grave lesão, o camisa 9 começou a perder espaço.
Quando Pedro volta a ficar à disposição?
A punição do Flamengo imposta a Pedro é de um jogo de suspensão. Sendo assim, o atacante não ficará à disposição de Sampaoli na partida deste meio de semana. A partir das 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (3), o Rubro-Negro encara o Olimpia, no Maracanã, em duelo válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Se não houver maiores desdobramentos no caso e Pedro seguir se apresentando normalmente no CT Ninho do Urubu, a tendência é que o atacante volte a ser relacionado na partida contra o Cuiabá. O Flamengo visita o Dourado no domingo (6), às 20h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.