O Flamengo se acertou com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar que Gerson fosse suspenso no jogo de volta na final da Copa do Brasil. Expulso contra o Athletico, nas quartas de final, o meia foi absolvido em primeira instância, mas a Procuradoria do órgão recorreu ao caso. Por isso, o Rubro-Negro pagou multa de R$ 100 mil para encerrar o caso.
Gerson foi denunciado pelo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda as condutas contrárias à disciplina e ética esportiva. O julgamento em última instância, após recurso da Procuradoria, seria nesta segunda-feira (18), mas o jurídico do Flamengo firmou acordo com transação disciplinar, que só funciona em casos leves, como o do atleta em questão.
Também envolvido no lance da expulsão de Gerson, Thiago Heleno, do Athletico, teve praticamente o mesmo destino do jogador do Flamengo. A única diferença foi o valor da multa: R$ 60 mil. Os acordos foram homologados e divulgados pelo STJD.
Flamengo vem com força máxima?
Com a situação de Gerson regularizada, Sampaoli pode ter o elenco praticamente completo à disposição na final da Copa do Brasil. Arrascaeta e Luiz Araújo se recuperam de lesões musculares na coxa e aumentaram a expectativa de relação, pelo menos para jogarem um tempo no Morumbi.
Varela e Allan são os únicos que não devem estar à disposição. O lateral uruguaio sofreu uma lesão ligamentar no joelho ainda em agosto e está fora de ação desde então, mesmo que não seja titular. O prazo de retorno é de até dois meses, ou seja, ele deve voltar em outubro.
O volante, em compensação, sofreu uma fratura na face plantar do pé esquerdo e talvez nem jogue o restante da temporada. O departamento médico estipulou prazo de dois meses para o retorno de Allan aos gramados.
Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo (24), às 16h (de Brasília), no Morumbi. Por ter perdido o primeiro jogo por 1 a 0, o Rubro-Negro precisará vencer o rival fora de casa para, pelo menos, ter direito a disputar o título nos pênaltis.