O Flamengo venceu seu primeiro compromisso em casa na Libertadores da América, batendo o Ñublense, do Chile, pelo placar de 2 x 0, com dois marcados por Pedro, na noite desta quarta-feira (19). Este foi o primeiro jogo do Mengão sob o comando do técnico argentino Jorge Sampaoli, que chegou ao Brasil na manhã deste domingo. O treinador fez apenas uma sessão de treinamento com o time antes da partida válida pela competição continental, e cobrou muita intensidade no momento de marcar, e velocidade para trocar passes na fase ofensiva.
Dentro de campo, o time apresentou um pouco do que deve ser a postura do Mengão para o restante da temporada, com muita entrega na marcação e muita ofensividade. Foram 17 finalizações do time brasileiro, contra apenas três do time chileno. O Flamengo também foi muito superior na posse de bola e terminou o jogo com 58% de posse de bola, contra 42% do time adversário.
Apesar dos números dominantes, Sampaoli, embora tenha elogiado o desempenho do time em campo, alerta que o time está muito longe daquilo que julga ideal, e apontou que o time, em alguns momentos do jogo, acabou acelerando mais as jogadas do que deveria, deixando de aproveitar oportunidades de criar jogadas em outros lances.
“Hoje o time teve muita iniciativa. Sou muito agradecido pela intenção do time, mas seguramente estamos muito longe de funcionarmos como me interessa o estilo de jogo. Sem dúvidas, estive só um dia aqui, tive somente duas conversas de vídeo, um só treinamento. Falta tempo, mas fundamentalmente existem competições a cada três dias que precisamos intensificar a preparação de todos os lugares para conseguir um Flamengo melhor”, apontou o treinador.
Jogadores do Flamengo rasgam elogios a Sampaoli e técnico ganha moral#Flamengohttps://t.co/f1wrKA5rfo
— iG Esporte (@igesporte) April 20, 2023
Novo técnico do Flamengo surpreendeu na escalação
Utilizando o mesmo esquema com três zagueiros, que vinha sendo usado por Vítor Pereira, Jorge Sampaoli escalou um jogador em uma posição inusitada. Marinho, velho conhecido do argentino desde os tempos em que treinou o Santos, em 2019, foi deslocado para a ala direita, e jogou muito bem. Sobre a escolha do atacante para exercer esta função, Sampaoli explicou que a intenção foi gerar tabelas e aproximações com Vidal.
“Ele (Marinho) tem um perfil de perna trocada, então, necessitava de conexões com o Arturo (Vidal) muito perto. Arturo teve movimentações mais pelo centro, então perdemos um pouco de associações por esse lado. Defensivamente, Arturo jogou ao lado de Thiago Maia em um 4-4-2 para defender, que conhecemos muito bem, acredito que vocês conheçam melhor do que eu”, disse o treinador.
O próximo compromisso do Flamengo na temporada será diante do Internacional, fora de casa, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 11h (horário de Brasília), do próximo domingo (23).