Flamengo encaminha empréstimo de joia da base ao Barcelona, mas negociação mela

Petterson, de 19 anos, deve jogar nas categorias de base da equipe espanhola por uma temporada

O Flamengo estava muito perto de selar mais um acordo por jovem promessa das categorias de base. A bola da vez era o atacante Petterson, que tinha negociação de empréstimo encaminhada com o Barcelona. O jogador de 19 anos chegaria para integrar o juniores dos Culés, com opção de compra ao fim do contrato de um ano, mas as tratativas chegaram a um fim abrupto.

Os valores da opção de compra ainda tinham sido revelados. Existia a expectativa de que ele fosse para Barcelona ainda nesta semana, ou seja, seria desfalque importante na final do Campeonato Brasileiro sub-20, diante do Palmeiras, que será disputado no dia 07 de setembro. Apesar disso, o fair play financeiro impediu que os Culés fechassem a contratação.

Flamengo encaminha empréstimo de joia da base ao Barcelona, mas negociação mela
Petterson celebra gol com os companheiros no sub-17 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Por estar com problemas financeiros, o Barcelona não poderia firmar a contratação, já que algumas cláusulas do empréstimo foram mudadas de última hora. É importante frisar que a equipe espanhola não desistiu do jogador e seguirá tentando firmar acordo com o Flamengo. Existe a expectativa de que tudo seja resolvido no fim do ano.

O Chicago Fire, dos Estados Unidos, também apresentaram proposta pelo atleta, mas o Flamengo prontamente recusou. Os norte-americanos queriam a compra de Petterson em definitivo, por seis milhões de dólares. Dessa forma, ele permanecerá no Rubro-Negro até segunda ordem.

Petterson já foi herói do Flamengo na base

Petterson chegou ao Flamengo vindo de Florianópolis, depois de passar por peneiras nas categorias de base. O atacante já foi herói do título brasileiro sub-17 em 2021, quando marcou o gol do título sobre o Vasco da Gama, para fechar a Tríplice Coroa em um ano mágico do Rubro-Negro. Aquele time é considerado um dos melhores da história recente do clube e também contava com nomes como Matheus Gonçalves e Matheus França.

— Comecei num projeto lá em Florianópolis, uma escolinha bem pobre. Depois, entrei na Apaff e ganhamos muitos títulos. Teve um campeonato que o Flamengo foi olhar. A gente estava jogando contra o Fluminense e ganhamos deles na final, e eu me destaquei. O Flamengo estava chamando o Dudu, que joga aqui também na mesma categoria. Eles pediram outro atleta e eu vim com ele. Então, cheguei aqui com 13 anos e estou até hoje. Estou muito feliz — disse, após a conquista.

O atacante, no entanto, disputou apenas seis jogos pelos profissionais do Flamengo. A grande concorrência no ataque do time de cima, que possui Gabigol, Bruno Henrique e Pedro, certamente foi um fator. O atual contrato de Petterson vai até dezembro de 2025, com multa rescisória de 100 milhões de euros, cerca de R$ 582 milhões.

Guilherme Xavier

Guilherme Xavier