Tira-teima: Flamengo desempata duelo ‘particular’ contra Athletico-PR

A torcida do Flamengo viveu noite especial na última quarta-feira (12). Na Ligga Arena, casa do Athletico-PR, o Mais Querido segurou a pressão imposta pelo Furacão, venceu por 2 x 0 e garantiu classificação às semifinais da Copa do Brasil. Agora, o clube da Gávea terá o Grêmio pela frente no mata-mata nacional.

A vitória do Flamengo sobre o Athletico representou um desempate em ‘duelos particulares' entre os dois times. Isso porque, desde 2019, os rubro-negros vem se encontrando nas fases mata-mata da Copa do Brasil. Graças ao triunfo desta última quarta (12), o Mais Querido passou a frente neste embate. Agora são três classificações para os cariocas e duas para o Furacão.

Relembre os duelos entre Flamengo e Athletico-PR na Copa do Brasil

De 2019 para cá, Flamengo e Athletico-PR mediram forças em cinco oportunidades na Copa do Brasil, uma em cada temporada. A disputa, como citado, foi desempatada nesta semana, na Ligga Arena.

2019 – Athletico classificado

Nas quartas de final da Copa do Brasil de 2019, Flamengo e Athletico-PR fizeram o primeiro embate da sequência recente de jogos no mata-mata nacional. Na partida de ida, disputada na casa do Furacão, as equipes empataram em 1 x 1. Gabigol marcou pelo Fla, e Léo Pereira pelos donos da casa.

No jogo da volta, realizado no Maracanã, o resultado do tempo regulamentar se repetiu, e a vaga foi decidida nos pênaltis. Gabigol, novamente, foi o autor do gol do Flamengo, enquanto Rony marcou para os atleticanos. Na marca da cal, o time paranaense venceu por 3 x 1 e avançou para a semifinal.

2020 – Flamengo classificado

No ano seguinte, foi a vez do Flamengo dar o troco no Athletico. O Rubro-Negro carioca levou a melhor nas duas partidas das oitavas de final e eliminou o Furacão de maneira incontestável.

No primeiro duelo, em Curitiba, o Mais Querido venceu por 1 x 0, com gol de Bruno Henrique. No segundo confronto, jogando em seus domínios, o clube da Gávea triunfou por 3 x 2. Pedro (2x) e Michael marcaram para os mandantes. Do lado visitante, Erick e Bissoli descontaram.

2021 – Athletico classificado

Na edição de 2021 da Copa do Brasil, Flamengo e Athletico se encontraram nas semifinais. E dessa vez o Furacão garantiu vaga na grande decisão nacional. O jogo de ida teve mando de campo do time paranaense, e terminou empatado em 2 x 2. Pedro Henrique e Kayzer marcaram pela equipe da casa, enquanto Thiago Maia e Pedro foram os autores dos gols dos cariocas.

Na volta, o Furacão não tomou conhecimento do adversário, ‘ignorou' a pressão da torcida flamenguista no Maracanã e conseguiu expressiva vitória por 3 x 0. Nikão, Zé Ivaldo e Khellven fizeram os gols da partida.

Tira-teima: Flamengo desempata duelo 'particular' contra Athletico-PR
Em pleno Maracanã, o Athletico-PR atropelou o Flamengo, venceu por 3 x 0 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil 2021 (Thiago Ribeiro/CBF)

2022 – Flamengo classificado

No ano passado, Flamengo e Athletico duelaram pela quarta vez consecutiva na Copa do Brasil. Nas quartas de final do torneio, o Mais Querido eliminou os paranaenses em Curitiba. Depois de um 0 x 0 amarrado e truncado no Maracanã, os cariocas venceram na Ligga Arena por 1 x 0, com direito a golaço acrobático de Pedro.

Tira-teima: Flamengo desempata duelo 'particular' contra Athletico-PR
O golaço de bicicleta de Pedro contra o Athletico-PR, na Copa do Brasil de 2022 (Marcelo Cortes/Flamengo)

2023 – Flamengo classificado

A atual temporada serviu como uma espécie de tira-teima entre Flamengo e Athletico na Copa do Brasil. Com duas classificações para cada lado nos últimos anos, o Rubro-Negro carioca tratou de desempatar este duelo particular. No jogo de ida, o Mais Querido venceu de virada por 2 x 1, no Maracanã. Pedro e Bruno Henrique fizeram para o Mengo, enquanto Canobbio marcou para os visitantes.

Com tudo aberto para a partida de volta, o Athletico tinha a chance de vencer em casa e ao menos levar a decisão para os pênaltis. Não foi o que aconteceu. Apesar da blitz e forte pressão dos donos da casa, o Flamengo ‘soube sofrer', foi efetivo no ataque, triunfou por 2 x 0 e sacramentou a classificação às semifinais.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.