Maiores goleadas da história da Copa do Brasil

A Copa do Brasil é uma das competições mais importantes e desejadas do cenário brasileiro. O torneio, que teve início em 1989, é recheado de muita história, tradição e momentos marcantes. Como o principal momento do futebol é o gol, nós, do Futebol na Veia, resolvemos elencar as maiores goleadas ao longo desses mais de 30 anos de mata-mata nacional.

No top 5 de goleadas, clubes tradicionais e importantes do futebol brasileiro são os protagonistas. O maior placar já registrado num jogo de Copa do Brasil foi um 11 x 0, do Atlético-MG em cima do Caiçara, do Piauí. Quer saber o contexto desta e de outras vitórias acachapantes? Então vem com a gente e confira a lista abaixo.

Maiores goleadas da história da Copa do Brasil

São Paulo 9 x 1 4 de Julho-PI (2021)

Em jogo válido pela volta da 3ª rodada da Copa do Brasil de 2021, o São Paulo até levou susto no início, mas conseguiu dar a volta por cima, aplicou um 9 x 1 no 4 de Julho e garantiu vaga nas oitavas de final do mata-mata daquele ano.

O time piauiense, que havia vencido o Tricolor por 3 x 2 na partida de ida, abriu o placar no Morumbi logo aos 30 segundos de jogo. No entanto, os donos da casa colocaram a cabeça no lugar e conseguiram resultado histórico. Pablo (3x), Luciano (2x), Gabriel Sara, Rigoni e Bruno Alves fizeram os gols da goleada por 9 x 1.

Internacional 9 x 1 Ji-Paraná-RO (1993)

Em 1993, o Internacional bateu o Ji-Paraná, de Rondônia, por 9 x 1 no Beira-Rio, em duelo válido pela volta da 2ª rodada da Copa do Brasil. Vale destacar que na partida de ida, realizada em Porto Velho-RO, o Colorado triunfou por 6 x 0. Contudo, à época, não tinha regulamento sobre gols marcados fora de casa.

Maiores goleadas da história da Copa do Brasil
Time do Internacional de 1993 (Wikipedia Colorada)

Santos 10 x 0 Naviraiense-MS (2010)

Pelo jogo de volta da 1ª fase da Copa do Brasil de 2010, o Santos recebeu o Naviraiense na Vila Belmiro. Depois de vencer o embate de ida por 1 x 0, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), o Peixe não tomou conhecimento do adversário e goleou por 10 x 0.

Sob olhares do técnico Dorival Júnior, o Alvinegro Praiano marcou com Neymar (2x), André (3x), Madson (2x), Robinho, Paulo Henrique Ganso e Marquinho e atropelou o adversário sul-mato-grossense.

São Paulo 10 x 0 Botafogo-PB (2001)

Na 1ª fase da Copa do Brasil de 2001, o São Paulo conseguiu a maior goleada de sua história na competição. Após vencer por 1 x 0 o Botafogo-PB no jogo de ida, disputado na Paraíba, o Tricolor não teve piedade do Alvinegro da Estrela Vermelha, goleou por 10 x 0 no Morumbi e carimbou vaga na 2ª rodada do torneio. França (3x), Luís Fabiano (2x), Júlio Baptista (2x), Gustavo Nery, Kaká e Fabiano Souza foram os autores dos gols do expressivo triunfo.

Atlético-MG 11 x 1 Caiçara-PI (1991)

Eis a maior goleada da história da Copa do Brasil. O ano era 1991, e o Atlético-MG passou por cima do Caiçara, do Piauí. Depois de bater a equipe piauiense por 1 x 0 em Teresina na partida de ida, o Galo aplicou nada mais nada menos que um 11 x 1 no confronto de volta, no Independência, e se classificou para a 2ª fase do mata-mata.

Com cinco gols feitos, Gérson foi o grande destaque do baile alvinegro em Belo Horizonte. Marquinhos (3x), Edu (2x) e Sérgio Araújo marcaram os outros tentos da goleada histórica do Atlético-MG, até hoje a maior da Copa do Brasil.

Maiores goleadas da história da Copa do Brasil
Autor de cinco gols, Gérson foi o grande destaque da goleada de 11 x 1 do Atlético-MG sobre o Caiçara-PI, na Copa do Brasil de 1991 (Nelio Rodrigues/Placar)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.