Flamengo busca solução para problema sério do elenco na temporada; saiba mais

O Flamengo venceu o Corinthians pelo placar de 1 x 0 pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de Léo Pereira, marcado praticamente no último lance do jogo, fez o time carioca subir na tabela de classificação da competição, ocupando agora a 6ª posição do Brasileirão com 12 pontos ganhos, mesma pontuação do Cruzeiro, 5º colocado, do Athletico Paranaense, que ocupa a 7ª posição, e do São Paulo, que está na 8ª posição. A diferença entre esses times está no saldo de gols, que é mais favorável ao time mineiro. Além da boa recuperação no Brasileirão, o Mengão não perde há quatro partidas, contando o confronto contra o Fluminense, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Nos últimos quatro jogos, o Flamengo venceu três, todos pelo Campeonato Brasileiro e empatou contra o Fluminense, marcou seis gols e sofreu somente dois. Neste meio de semana, o time carioca vai viajar para o Chile, para enfrentar o Ñublense, pela 4ª rodada da fase de grupos da competição. Uma vitória pode encaminhar a classificação do Rubro-Negro para a próxima fase do torneio continental, já que os dois próximos compromissos do time serão em casa.

Mas nem tudo são flores pelos lados da Gávea, aliás, o momento positivo do time não convence o torcedor, que entende que o grupo pode entregar mais durante os jogos. O técnico Jorge Sampaoli também entenda da mesma forma, e a cada jogo tem cobrado cada vez mais intensidade do time para entregar melhores resultados em campo, entretanto, as constantes lesões que o elenco tem sofrido, e a dificuldade da equipe em reproduzir tudo o que o treinador tem implementado, são as principais dores de cabeça do Mengão neste momento da temporada. No limite do desgaste físico pelo menos três jogadores do time titular sentiram dores no músculo posterior da coxa, e podem desfalcar o time em breve.

São os casos de Léo Pereira, que só não foi substituído no jogo contra o Corinthians, pois Sampaoli já tinha parado o jogo três vezes para realizar suas substituições, Arrascaeta, que voltou recentemente de lesão, mas tem sentido demais o ritmo dos treinos, e Éverton Ribeiro, que continua fora do time em trabalho de transição física, e deve voltar ao time titular em breve. Pulgar, que sentiu câimbras no confronto pela última rodada do Brasileirão, está recuperado e vai formar a dupla de volantes com Thiago Maia. Outro que estava fora por lesão muscular e deve voltar para o jogo contra os chilenos é David Luiz, já Pedro, que deu um susto na torcida, ao sair de campo contra o Timão, está 100% e vai entrar como titular, ao lado de Gabigol.

Jogadores do Flamengo sofrem para se adaptar ao estilo de Sampaoli

O que mais preocupa a comissão técnica do Flamengo agora é a resposta dos jogadores durante as sessões de treinamento. Para atingir o nível exigido pelo técnico Sampaoli, os jogadores têm se sacrificado para tentar chegar no desempenho esperado pelo treinador. A inconsistência apresentada até aqui, é fruto da parte física dos atletas, que entre dinâmicas intensas e poucas folgas, acabam por ter seu desempenho em campo prejudicado.

A sequência do time na temporada não será nada fácil. Após enfrentar o Ñublense pela Libertadores, o time terá pela frente o Cruzeiro, no Maracanã, pelo Brasileirão, e em seguida volta a enfrentar o Fluminense pela volta da Copa do Brasil. Para haver tempo de recuperação suficiente para todos os atletas, um ajuste no time é descartado. Portanto, o técnico rubro-negro terá de administrar bem o desgaste do seu elenco para entregar os resultados que a diretoria espera, e também recuperar o tempo perdido no péssimo início de temporada que o time teve.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.