O envolvimento em polêmicas não é novidade para Pablo Fernandez, integrante da comissão técnica de Jorge Sampaoli que agrediu o atacante Pedro, do Flamengo, na noite do último sábado (29), após a vitória do rubro-negro sobre o time mineiro de virada, por 2 a 1, no Independência.
O preparador físico tem um currículo recheado de controvérsias. Uma delas, envolveu um torcedor em 2021. Na época, ele trabalhava com o técnico argentino no Olympique de Marselha.
Na época, durante uma confusão generalizada no gramado, envolvendo jogadores e membros das comissões técnicas do Marselha e do Nice, torcedores invadiram em campo. Fernández agrediu um dos torcedores com um soco, e foi suspenso pela Liga Francesa de Futebol (LFP), que organiza o campeonato local, até o fim da temporada 2021/2022.
O preparador físico Pablo Fernández, que agrediu Pedro com um soco no rosto, já foi afastado do Olympique de Marseille e suspenso por um ano pela Liga Francesa, após agredir um torcedor do Nice, durante briga em um jogo, em 2021. pic.twitter.com/OHeyBiTq6c
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 30, 2023
Índice
Quem é Pablo Fernández e qual sua relação com Sampaoli
Pablo Fernández tem 52 anos, e além do Flamengo e do Olympique de Marselha, também passou por Atlético-MG, Santos, Athletic Bibao, Sevilla, Celta de Vigo e O'Higgins, do Chile, quase sempre seguindo Sampaoli.
Ele é considerado homem de confiança do treinador, e trabalha junto com seu filho, Marcos Fernández.
Pablo Fernández teve problemas no Santos
Em linhas gerais, a saída de Jorge Sampaoli do Santos após a temporada 2019 foi conturbada, e as rescisões contratuais da equipe técnica não foram diferentes.
O clube chegou a anunciar que o técnico havia pedido demissão, mas o preparador físico acionou o Santos na Justiça cobrando R$ 1,6 milhão referentes à rescisão, aviso prévio, férias proporcionais e multa, alegando que havia sido dispensado. Em 2020, a sentença deu vitória ao Santos no caso.
Saída de Marinho do Flamengo envolveu preparador físico
Após Pedro relatar o ocorrido nas redes sociais, Marinho, agora jogador do Fortaleza, prestou seu apoio ao ex-companheiro de equipe. “Estamos contigo irmão. Cadeia e fora por justa causa nesse covarde. Deus abençoe você, irmã”.
O jogador saiu do Flamengo justamente após um atrito com Fernández. Depois de uma bronca dura do preparador físico durante um treinamento que visava o confronto contra o Ñublense, pela Libertadores, o jogador alegou dores na coxa e travou uma verdadeira queda de braço com a comissão técnica que culminou na sua negociação.
Marinho e Vidal comentaram a nota do Pedro. Segundo relatos, os 2 também tiveram problemas com o preparador físico de Sampaoli. pic.twitter.com/REvhiwaXrj
— Nação News ᶜʳᶠ (@NacaoNews) July 30, 2023
Pedro foi agredido por preparador físico após Atlético-MG 1 x 2 Flamengo
O atacante Pedro viu do banco de reservas a virada do Flamengo sobre o Atlético-MG. No segundo tempo, foi para o aquecimento com outros atletas. Luiz Araújo e Everton Cebolinha foram chamados para o jogo, e os jogadores voltaram para o banco de reservas. Na última substituição que tinha direito, Sampaoli resolveu trocar Filipe Luís por Thiago Maia.
O gesto de voltar para o banco após o aquecimento irritou Fernández. O preparador chegou no vestiário cobrando Pedro, alegando que o jogador faltou com o respeito. Deu tapinhas no rosto do jogador, que não gostou e tentou tirar a sua mão. Irritado, ele respondeu com um soco.
O golpe cortou a boca do jogador, que fez questão de registrar um boletim de ocorrência por agressão. Ele compareceu a uma delegacia por volta da 1h da manhã. Profissionais da imprensa mineira flagraram ele saindo do local acompanhado por seguranças do Fla, em uma van. Fernández estava em outro carro, o mesmo de Marcos Braz, vice-presidente do clube.
https://twitter.com/futebol_info/status/1685696606127923201
Segundo informações da ESPN, os jogadores se posicionaram diante da situação, e prometeram não voltar aos treinos caso Fernández esteja no CT do Ninho na segunda-feira. Sampaoli não se pronunciou.
Ao relatar o ocorrido nas redes sociais, o jogador ainda deixou claro um incômodo por não estar jogando no time de Sampaoli. “Poderia estar aqui falando dos escassos minutos recebidos nos últimos jogos, mas o que aconteceu hoje foi mais grave do que pode acontecer dentro das quatro linhas. Covardemente, sem motivo e inexplicavelmente, fui agredido, com um soco no rosto, por Pablo Fernandez, membro da comissão técnica do Sampaoli. A covardia física se sobrepôs diante da covardia psicológica que tenho sofrido nas últimas semanas”, escreveu. Veja, abaixo, o post na íntegra.
Poderia estar aqui falando dos escassos minutos recebidos nos últimos jogos, mas o que aconteceu hoje foi mais grave do que pode acontecer dentro das quatro linhas. Covardemente, sem motivo e inexplicavelmente, fui agredido, com um soco no rosto, por Pablo Fernandez, membro da… pic.twitter.com/kYv4w6zs49
— P9 (@Pedro9oficial) July 30, 2023
O preparador físico do Flamengo vai ser demitido?
O acontecimento pode barrar o embalo do Flamengo na temporada. De acordo com o ge, a agressão de Pablo Fernández a Pedro deixa a sequência do treinador Jorge Sampaoli por um fio. Neste domingo, uma reunião entre o treinador e a diretoria do rubro-negro ai decidir qual caminho será seguido. Fernández deve deixar o time.
Cabe a Sampaoli decidir se seguirá no clube sem seu homem de confiança, ou se deixará o comando do Flamengo.