Fifa toma decisão sobre bandeiras LGBTQIA+ em jogos da Copa do Mundo do Catar 2022

Foi divulgado nesta semana pela FIFA a permissão para a presença de bandeiras do grupo LGBTQIA+ durante as partidas nos oito estádios que vão sediar a Copa do Mundo no Catar 2022.  O evento terá inicio no próximo dia 20 de novembro, com 32 equipes participantes.

Em suma, a um tempo vem ocorrendo uma certa discussão sobre o assunto, uma vez que, a homossexualidade no país é considerada um crime. Mesmo diante do anúncio, integrantes da comunidade LGBTQIA+ relataram que ainda sim possuem um certo receio em comparecer aos eventos, por temor de serem hostilizados.

A FARE, companhia que monitora casos de discriminação nos jogos, se manifestou e fez um pedido em nome dos torcedores. “Já estive no Catar por diversas vezes e não espero que a torcida local ou a população catariana ataquem alguém apenas por causa da bandeira do arco-íris. O maior perigo vem das ações do Estado”, destacou Piara Powar, diretor executivo da FARE.

Nota Oficial FIFA

Através de uma Nota oficial, a FIFA anunciou sobre o fato e assegurou os futuros visitantes sobre sua presença nos estádios.

“A Fifa dá as boas-vindas a todos em seus eventos, e as bandeiras do arco-íris foram e serão permitidas nos estádios para todas as partidas Fifa”, disse à entidade, contrariando Abdulaziz Abdullah Al Ansari, presidente do Comitê Nacional de Contraterrorismo do Catar, que no ínicio desse ano disse que as pessoas homoafetivas seriam bem recebidas ao país, mas que não seria aceito qualquer tipo de manifestação pró-movimento.

Copa do Mundo 2022

Em suma, a Copa do Mundo 2022 no Catar, terá o pontapé no próximo dia 20 de novembro até dia 18 de dezembro. Essa é a primeira edição a ser realizada no Oriente Médio.

Por fim, essa será a última edição que o evento contará com apenas 32 equipes, a partir de 2026 a competição contará com o número de 48 seleções e será sediada no Canadá, Estados Unidos e México.

 

Foto Destaque: Trey Musk/ Pixabay

Tatiane Soares

Tatiane Soares

Meu nome é Tatiane Soares, tenho 22 anos, sou formada em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo e no momento estou cursando a pós-graduação em Comunicação e marketing esportivo. Atuei como estagiária na Secretária da Segurança Pública do Estado de São Paulo - SSP.