A Copa do Mundo de 2026 já começa a ser pensada, e disputada a partir deste ano, por meio das Eliminatórias, que nos próximos três anos vão definir os 48 classificados para o mundial, que pela primeira vez na história, será sediado por três países diferentes. Estados Unidos, México, e Canadá. Ao contrário0 do que foi nos últimos anos, quando os quatro melhores ao final dos dois turnos de disputa iam diretamente para a competição, e o 5º colocado disputava a repescagem, a partir de agora, com o aumento de seleções, aumentaram as vagas destinadas para a América do Sul. Seis países se classificarão diretamente, enquanto a 7ª colocada disputará o playoff contra uma seleção da Oceania.
O Brasil, único país no mundo inteiro a disputar todas as copas, poderá se beneficiar do aumento na quantidade de equipes que vão para o Mundial, já que dificilmente fica em posições abaixo do 5º lugar nas eliminatórias. Nas últimas seis disputas de Eliminatórias, a pior colocação da Canarinho foi um 3º lugar, conquistado nas preliminares para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, em 2002, última vez que a Seleção Brasileira conquistou a competição. Sendo assim, a expectativa pela disputa é alta, pois o aumento na quantidade de vagas abre a possibilidade para que seleções que nunca foram a um Mundial possam se classificar e vivenciar esta experiência.
Portanto, pensando em arrecadar mais com o possível aumento do interesse do público na competição, as Federações de Futebol do Uruguai, Paraguai, Equador e Venezuela, decidiram se unir para vender os 36 jogos de cada uma destas seleções na competição de forma direta para as emissoras de televisão. As partidas incluem os jogos destes times, fora de casa, quando enfrentaram a Seleção Brasileira. Por isso, chamaram o Grupo Disney, detentor dos Canais Star+ e TNT Sports, além do Grupo Globo, para negociar os direitos de transmissão dos jogos.
Cada Federação é responsável por vender separadamente os jogos de sua seleção para os canais de TV, e uma união agora pode ser mais lucrativa às entidades, já que sem a presença de nenhuma agência para intermediar, não há necessidade de pagar comissões pela venda dos direitos de transmissão das partidas. As propostas devem ser enviadas a cada um dos países até o dia 30 de maio.
Mercosul da bola: Federações se unem para vender Eliminatórias por mais grana. Possibilidade do público brasileiro acompanhar mais jogos de outros países?
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— Lucas de Souza (@_lucasdsouza) May 24, 2023
Eliminatórias começam no mês de setembro de 2023
Com pelo menos dois anos de duração, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 terão seu início em setembro deste ano, e vão se estender até 2025. Com o prazo para exibição da competição chegando ao fim, a CBF já se movimenta para vender os direitos de transmissão das partidas da Seleção Brasileira, e fala diretamente com o Grupo Globo, para fechar a negociação pela transmissão dos jogos quanto antes. Recentemente, o amistoso entre Brasil e Marrocos, primeiro compromisso da seleção Canarinho pós-Copa do Mundo, teve a transmissão do Canal GB (criado e gerido por Galvão Bueno), e da Band. Sendo assim, os Canais Globo, em um momento raro na história, ficaram sem fazer a transmissão do jogo.
Passando por reformulações e demissões em massa na parte esportiva, alegando a necessidade de cortar custos, resta saber se a emissora, que sempre se caracterizou por estar ao lado da Seleção Brasileira, em qualquer competição, ou partida, vai continuar com esta cobertura, ou vai abrir espaço para os novos veículos que estão surgindo, por conta do advento dos serviços de streaming.