O Fluminense bateu o Cruzeiro pelo placar de 1 x 0 na noite desta quarta-feira (20). A partida foi realizada no Estádio do Maracanã, e válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo do Tricolor, um personagem se tornou destaque do duelo em particular, o goleiro Fábio.
Desde que assumiu a meta do time carioca, jamais perdeu para a Raposa, foram quatro jogos desde então com quatro vitórias do Fluminense, e apenas um gol sofrido por parte de Fábio. O experiente arqueiro saiu do Cruzeiro em 2022 após longa passagem que durou nada mais nada menos do que 17 temporadas, entre 2005, e 2022.
No jogo desta quarta-feira, Fábio fez duas defesas, acertou todos os passes que fez, e também todas as bolas longas que tentou. Conforme o site de desempenho e análise esportiva Sofascore, o arqueiro fechou a rodada com uma nota 7,5, acima da média para jogadores da posição.
Com o resultado, o Fluminense subiu uma posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, e agora é o 4º colocado, com 41 pontos, um à frente do Grêmio, que joga diante do Palmeiras ainda nesta quinta-feira.
O Fábio não perdeu para o Cruzeiro desde que deixou o clube mineiro… É aquele ditado né: "minha ex tá bem, só não tá melhor que eu!" 🤪 pic.twitter.com/Irls6Irihk
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) September 21, 2023
Torcida do Cruzeiro não perdoa diretoria por saída de Fábio em derrota para o Fluminense
Fábio é considerado um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro. Carinhosamente apelidado de Muralha Azul, o arqueiro disputou 976 partidas com o manto Celeste e conquistou por duas vezes o Campeonato Brasileiro, em 2023 e 2014, três vezes a Copa do Brasil, em 2000, 2017 e 2018, e sete edições do Campeonato Mineiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
Por conta de sua identificação com o clube, toda vez em que o Fluminense encara o Cruzeiro, a torcida da Raposa faz questão de mencionar sobre a importância de Fábio durante sua passagem pelo time mineiro, e aproveita para criticar a diretoria da Raposa, que permitiu a sua saída.
Fábio deixou seu posto de goleiro do Cruzeiro em 2022, no 1º ano da SAF da Raposa, administrada por Ronaldo Fenômeno. Na época, o dirigente afirmou que esta foi uma entre várias decisões difíceis que teve de tomar, mas deixou aberta a possibilidade do jogador encerrar sua carreira no clube que defendeu por 17 anos.
Entretanto, até hoje, o torcedor do time mineiro ficou ressentido com a saída de um dos maiores ídolos do clube. Ainda mais por conta do desempenho do goleiro, mesmo em idade avançada. Fábio é o jogador em atividade mais experiente no Brasil com 42 anos.
Fábio é um goleirao da poha, R9 fez merda em não acreditar nele A TORCIDA DO CRUZEIRO RECLAMOU NA ÉPOCA
— Philipe Sousa 🩸⚪⚫🇧🇷 (@philipe_sousa_) September 21, 2023
Mas segundo o @Ronaldo e seu capacho Paulo André, 20 milhões é muito caro pro cara que era ídolo do @Cruzeiro pra ficar com Cabral que toma gol do meio de campo.
— Do caminho ✝️🇧🇷🌎🌹🦊 (@RodrigoCoura) September 21, 2023
Obg Ronaldo exemplo de escolha amadora chutar um ídolo assim pra fora de casa
— C41o é maluco (@EletricSpitz) September 21, 2023
Cruzeiro perde, mas fica em situação confortável no Brasileirão
Apesar do revés para o Fluminense, o Cruzeiro manteve uma posição confortável no Campeonato Brasileiro. Com 29 pontos, e na 11ª colocação, o time do técnico Zé Ricardo se manteve cinco pontos à frente da zona de rebaixamento, e contou com a ajuda do São Paulo, que perdeu para o Fortaleza em casa por 2 x 1.
Caso o time paulista tivesse vencido o Leão do Pici no Morumbi, a Raposa teria perdido sua posição dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Agora, o time mineiro terá pelo menos uma semana para trabalhar e pensar seu próximo confronto no Brasileirão.
O time Celeste terá o clássico diante do América-MG pela frente. O jogo acontece no dia primeiro de outubro, um domingo, às 16h (horário de Brasília).