O Brasil venceu o Panamá por 4 a 0 em sua estreia na Copa do Mundo Feminina na Austrália, e na arquibancada, os torcedores que acompanharam a transmissão pela TV se depararam com um som ambiente ‘diferente'.
As arquibancadas estavam cheias majoritariamente de mulheres, o que ficava claro no momento em que a seleção partia para o ataque no Hindmarsh Stadium. O clima era de um jogo 'em casa', com direito a Canarinha e músicas criadas especialmente para Marta.
Mais de 13 mil pessoas estavam presentes no estádio, que tem capacidade para cerca de 16 mil. Pela internet, a transmissão do canal do streamer Casirimo Miguel bateu recordes: no mais de 1 milhão de aparelhos estavam conectados simultaneamente na partida.
O número superou o recorde da própria CazéTV, que na última semana atingiu os 251 mil espectadores no jogo entre Estados Unidos e Vietnã.
Que estreia, meu povo! As mulheres do Brasil arrebentaram, golearam e já são líderes do grupo. Ary Borges deu o nome e desponta como um dos principais nomes da Seleção brasileira. O próximo jogo é sábado. Sigamos na torcida! pic.twitter.com/jo5x4Hbmxi
— Vivi Reis (@vivireispsol) July 24, 2023
Índice
Quem fez os gols do Brasil contra o Panamá?
Muito superior tecnicamente que a equipe adversária, a seleção brasileira deu show, e Ary Borges foi o destaque da equipe.
Foi ela quem abriu o placar, aos 18 minutos do primeiro tempo, de cabeça. Emocionada, ela chorou em campo e foi abraçada pelas companheiras. Aos 37, Ary aproveitou que a goleira espalmou pra frente e ampliou para 2 a 0.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, Ary ficou em condição de finalizar mas preferiu o passe para Bia Zaneratto, que finalizou com estilo para o 3 a 0. A goleada foi decretada aos 24 minutos do segundo tempo, também de cabeça.
https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1683458306856157184
Quem é Ary Borges?
A mais jovem jogadora da história da seleção brasileira a marcar um hat-trick em Copas, Ary Borges nasceu em 1999, no Maranhão.
Aos 10 anos, ela deixou a casa da avó e migrou de São Luís para São Paulo, para morar com os pais na capital paulista. Seu pai a levou para testes no Santos. Ela não ficou no time da Vila por que meninas não podiam jogar com os garotos.
No Centro Olímpico, tradicional celeiro da modalidade no país, ela descobriu espaço para o futebol feminino. Por lá, atou nas categorias de base e estreou como profissional, dando início à sua carreira como jogadora entre 2015 e 2016.
Como profissional, atuou por Sport, São Paulo e Palmeiras. Atualmente, ela defende o Racing Louisville, do futebol dos Estados Unidos. Leia mais sobre a trajetória aqui.
Além do recorde pela idade, ela é a única brasileira que marcou três vezes em uma estreia, e também a mais jovem (23 anos e 208 dias).
O Brasil inteiro nesse abraço, @_aryborges! 💚💛
Três gols e uma assistência pra ela na estreia da nossa Seleção!
📸 Thais Magalhães/CBF pic.twitter.com/fSGyunuTFT
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 24, 2023
Próximos jogos do Brasil na Copa
França x Brasil, Copa do Mundo Feminina 2023, Austrália – 29 de julho (sábado), 7h (horário de Brasília).
Jamaica x Brasil, Copa do Mundo Feminina 2023, Austrália – 2 de agosto (quarta-feira), 7h (horário de Brasília).