Conheça Ary Borges, destaque do Brasil na estreia na Copa do Mundo Feminina

Autora de três gols na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Panamá na estreia da seleção na Copa do Mundo Feminina, Ary Borges chega para a sua primeira participação em um Mundial. Conheça um pouco mais sobre a jogadora convocada pela técnica Pia Sundhage, sua biografia, seus números nas estatísticas, sua carreira e prêmios conquistados.

Quem é Ary Borges?

Ariadina Alves Borges tem 23 anos. Com uma rápida trajetória de sucesso no futebol feminino, Ary Borges já vestiu camisas de prestígio no futebol brasileiro; além de atualmente jogar numa equipe dos Estados Unidos e, claro, defender o manto da seleção Canarinho.

Ary Borges: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Ex-meia do Palmeiras, Ary Borges está na Copa. Divulgação / Reprodução / Twitter Ary Borges

Biografia – Ary Borges

Nascida em 1999 e natural de São Luís do Maranhão, Ary Borges resume sua trajetória num poderoso mantra: “Muita ambição, apoio familiar e sonhos”, declarou a meia em entrevista concedida a um podcast do Palmeiras, seu ex-clube.

Aos 10 anos de idade, ela deixou a casa da avó e migrou do Maranhão para São Paulo, para juntar-se a seus pais, que lá já moravam e trabalhavam. Seu pai a levou para testes no Santos, mas não se manteve, porque não podia jogar com os garotos.

Em outro clube, o Centro Olímpico, descobriu espaço para o futebol feminino. Por lá, atou nas categorias de base e estreou como profissional, dando início à sua carreira como jogadora entre 2015 e 2016.

Carreira – Ary Borges

A meio campista assinou contrato com o Centro Olímpico e passou das categorias de base ao time profissional. Na equipe paulista, a atleta disputou jogos em 2015 e 2016.

No ano seguinte, foi contratada pela equipe do Sport Recife. Integrando o elenco das Leoas da Ilha, foi peça importante na conquista de títulos estaduais, e voltou a despertar o interesse dos clubes paulistas.

Em 2019, Ary assinou com o São Paulo, e foi protagonista do meio campo tricolor durante a temporada. Em seguida, assinou com o Palmeiras, onde atuou de 2020 a 2022. Neste período, a atleta foi convocada pela primeira vez para o time principal da Seleção brasileira feminina.

Na sequência, a jogadora despertou o interesse do futebol estrangeiro, e se transferiu para o Racing Louisville. Nesta temporada de 2023, a atleta chega para reforçar o meio campo da equipe, que investe no elenco feminino.

Estatísticas – Ary Borges

Na sua passagem pelo Centro Olímpico (2015-2016), Ary Borges atuou em 23 jogos e marcou 17 gols. A marca absurda nas equipes de base logo a levaria para o profissional.

No Sport Recife, a meio campista ficou por apenas uma temporada (2017). Pelas Leoas da Ilha, Ary disputou 24 jogos e marcou seis gols.

Atuando pelo São Paulo (2019), a meio campista foi a campo em 32 oportunidades. Dito isso, a jogadora balançou as redes adversárias cinco vezes com o manto tricolor.

Na chegada ao Palmeiras, Ary Borges vivenciou seu auge: são três temporadas (2020 a 2022) e 84 jogos com a equipe palestrina. Neste período, a meia marcou 36 gols e deu oito assistências.

Em 2023, vestindo a camisa do Racing Louisville, a atleta foi a campo em 13 jogos e marcou um gol, numa temporada de adaptação ao futebol estadunidense.

Pela equipe principal da Seleção Brasileira feminina, Ary Borges vestiu o manto da Seleção Canarinho em 28 oportunidades. Neste período, marcou cinco gols, sendo dois deles na última Copa América Feminina, em 2022.

Prêmios – Ary Borges

A meio campista conquistou diversos títulos e prêmios individuais. Pela equipe do Sport Recife, foi Bicampeã Pernambucana em 2017 e 2018. Vestindo a camisa do São Paulo, conquistou o título do Brasileirão Feminino A2, a segunda divisão feminina.

Na sua passagem pelo Palmeiras, os títulos mais expressivos: a Copa Paulista 2021, a Libertadores Feminina 2022 e o Paulistão Feminino 2022. Com a camisa da Seleção brasileira, Ary Borges conquistou o Sul-Americano Sub-20 de 2018 e a Copa América Feminina, em 2022.

Entre as premiações individuais de Ary Borges, destacam-se a de Seleção do Paulistão Feminino de 2019 e 2020, Seleção do Brasileirão Feminino 2022 e Seleção da Libertadores Feminina 2022.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.