A partida entre Corinthians x Remo foi emocionante e terminou com classificação do Timão após vitória nos pênaltis. Por envolver a segunda maior torcida do Brasil e ser um jogo decisivo onde o clube paulista precisava reverter uma vantagem de dois gols adversários, chamou atenção a ausência de transmissão na TV Globo, emissora responsável pelos direitos da Copa do Brasil no sinal aberto.
No momento que paulistas e cariocas jogavam, a Globo transmitia o programa “Especial LED“, voltado para projetos educacionais no Brasil. Segundo o jornalista Rick Souza, às 23h30 (horário de Brasília) da última quarta-feira (26), a soma da audiência canais pagos, com o SporTV liderando ao transmitir a partida da Copa do Brasil, ultrapassou a quantidade da maior emissora brasileira com 9.1 pontos contra 8.9.
23h30
Soma dos canais pagos 9.1#EspecialLED 8.9#ProgramaDoRatinho 5.8#QuilosMortais 4.2#CineClube 1.3#Superpop 0.9
— Ricardo S (@RickSouza) April 27, 2023
Alguns perfis no Twitter levantaram a questão: por que a Globo, mesmo passando jogo em seus canais fechados (SporTV e Premiere), optou por não exibir o jogo?
Que loucura isso aqui. A decisão por pênaltis entre Corinthians x Remo fez a TV paga liderar em audiência em comparação com a Globo ABERTA (que tá passando um puta programa chato sonolento).
Não me lembro de ter visto algo assim acontecer. https://t.co/71qndMEsEe
— Futebol na TV (@futnatv) April 27, 2023
Nesse momento, tá dando Corinthians x Remo na Copa do Brasil, com o Timão sendo eliminado. Numa TV aberta ia dar uns 25 pontos em São Paulo e uns 40 em Belém. Mas por opção da própria Globo, tá na TV paga.
Sério, as pessoas que comandam a emissora devem odiar o telespectador.
— João Batista Pinto (@Joao_Justiceiro) April 27, 2023
De acordo com o jornalista Allan Simon, a Globo não disse publicamente o motivo de não exibir essa partida, mas desde o início do ano, durante chamadas na programação, dizia que a Copa do Brasil só seria exibida a partir de maio no sinal aberto, quando inicia as oitavas de final.
Uma das possíveis razões da ausência de transmissão da Globo é o Amazon Prime Video, streaming que garantiu 40 jogos exclusivos nessa temporada, boa parte deles nos jogos das primeiras fases da competição. Clubes como Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras tiveram partidas totalmente dedicadas ao serviço da gigante de tecnologia Amazon, o que diminuiu as praças onde a emissora poderia exibir as disputas.
° Corinthians x Remo
° Flamengo x Maringá
° Brasil de Pelotas x Atlético MG (1×0 nesse momento indo pros pênaltis)Tanto jogo decisivo que poderia facilmente ser exibido hoje na globo, mais a ridícula preferiu o dinheiro da Amazon. pic.twitter.com/QUTprXi62p
— Wandeson Ferreira (@Wands_Ferreira) April 27, 2023
A ausência da transmissão acontece em um momento de corte de custos na Globo. Com prejuízo de R$ 41 milhões em 2022, segundo o jornalista Guilherme Ravache, a emissora demitiu recentemente grandes nomes do esporte, como o narrador Cleber Machado, o comentarista Mauricio Noriega e o repórter Régis Rösing.
Atualmente, a Globo transmite um jogo por rodada no Campeonato Brasileiro e na Libertadores na TV aberta, além das partidas de ida de volta das oitavas da Copa do Brasil a partir de maio.