A temporada do Criciúma começou do jeito que a torcida queria: com título catarinense e vitórias convincentes nas primeiras rodadas da Série B. Destaque do Tigre, o atacante Eder, em entrevista exclusiva ao Futebol na Veia, comentou sobre seu retorno ao clube, o carinho que recebe da torcida e o animador início da equipe carvoeira em 2023.
Retorno ao Criciúma
Revelado pelo Criciúma, Eder estreou profissionalmente em 2004. No ano seguinte se transferiu para o Empoli e desde então fez carreira na Itália, passando por Frosinone, Brescia, Cesena, Sampdoria e Inter de Milão. Antes do retorno ao Tigre, o atacante defendeu o Jiangsu Suning, da China, e o São Paulo.
Contratado em janeiro de 2023, Eder se disse emocionado com a volta ao seu clube formador. Para o atacante, o carinho que tem recebido da torcida é importante e serve como combustível e motivação dentro de campo.
“É muito importante o carinho da torcida desde a minha chegada. Fico muito feliz como eles me receberam e por ter dado um pouco de alegria junto com todo o grupo à essa torcida que vem fazendo festas grandes a cada jogo. Só agradeço esse carinho e ter voltado ao clube que me formou, toda emoção que estou vivendo aqui, lembrando de tudo que passei, é único”.

Título catarinense
O Criciúma conquistou o Campeonato Catarinense 2023 sobre o Brusque e iniciou a temporada com o pé direito. O título estadual não vinha desde 2013 e a celebração na cidade foi grande. Eder falou sobre a importância do troféu para o clube e destacou o fim do jejum de 10 anos do Tigre sem o caneco. O atacante revelou estar vivendo um sonho nesta sua volta ao time.
“Foi o meu segundo título com o Criciúma. Eu ganhei o Catarinense também em 2005. Ter voltado depois desse longo tempo na Europa e conseguir ser campeão após 10 anos sem o tive vencer o Catarinense é muito importante. Um clube que tenho um carinho enorme, porque foi o clube que me colocou na vitrine do futebol, me deu oportunidade de começar”, disse antes de completar:
“Lembro de tudo aquilo que eu vivi na base, morando embaixo dessas arquibancadas, todo sacrifício. Só quem passa por isso sabe como é chegar no profissional, ser campeão em 2005, voltar depois de um longo tempo e ser campeão novamente. Estou vivendo um sonho”.
É CAMPEÃOOOOOO!!! 🏆
Comemora torcedor!!! O Tigre é Campeão Catarinense 2023. 💪🐯
Esse título é NOSSO!!!! 🔥 pic.twitter.com/xxiwNPEyf1
— Criciúma E.C. 🐯 (@CriciumaEC) April 8, 2023
Começo animador na Série B
Após a conquista do título catarinense, o Criciúma manteve a regularidade dentro de campo e tem feito um bom início de campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. Eder ressaltou a importância das vitórias sobre Tombense e Ponte Preta nas duas primeiras rodadas, mas pregou os pés no chão. Para o atacante, a competição é traiçoeira e neste ano está ainda mais equilibrada se comparada às últimas temporadas.
“Com certeza a Série B é um campeonato muito difícil. Esse ano, muitos times estão falando em acesso. Ano passado, tinha clubes com Vasco, Grêmio, mais tradicionais, que conseguiram subir. Em 2023 acho que é uma competição de nível muito igual, onde todos estão com esse pensamento de acesso. Começamos muito bem, contra Tombense e Ponte Preta, mas é um campeonato que pode ser traiçoeiro”.

O camisa 23, que balançou as redes na vitória do Criciúma sobre o Tombense por 2 x 0 na estreia da Série B, projetou o clássico contra o Avaí, válido pela 3ª rodada do certame. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira (28), no Heriberto Hülse, casa do Tigre.
“Temos que manter o foco e os pés no chão, com humildade e trabalho do grupo inteiro. Como eu sempre falo, aqui o protagonista é o Criciúma e não o individual. É um grupo que não tem muita vaidade, quem joga sempre dá o seu melhor. Temos mais um jogo difícil pela frente, contra o Avaí. Começamos bem e isso é importante. Hoje, nessa grande partida em casa, vamos dar o nosso máximo para, se Deus quiser, sairmos com o resultado positivo”.