Dorival: Reencontro com Flamengo na Copa do Brasil pode dar ‘troco’ por saída

Dorival Jr. e Flamengo se reencontram em 'desfecho de novela' na decisão da Copa do Brasil; Treinador foi demitido da equipe carioca no começo da temporada e pode ganhar título inédito no São Paulo

Nesta quarta-feira (16), São Paulo e Flamengo garantiram sua presença na grande final da Copa do Brasil de 2023. Por um lado, o Tricolor reverteu a vantagem do Corinthians, em um Morumbi lotado. A vitória teve um grande protagonista: Lucas, que voltou ao clube para fazer o gol da classificação contra o maior rival. Em contrapartida, apesar da semana conturbada entre jogadores e comissão técnica, além do confronto entre Gerson e Varela, o Mengão superou o Grêmio por 1 a 0, com mais de 65 mil pessoas no Maracanã.

A decisão da competição desta temporada tem um contexto muito favorável para uma grande disputa entres as equipes. Um dos motivos é o reencontro de Dorival Jr, técnico do São Paulo, que teve uma saída quase inexplicável do Flamengo no começo do ano, após conquistar a Libertadores e a própria Copa do Brasil pelo clube carioca. A chegada do português Vítor Pereira acabou dando errado e a instabilidade do Mengão se estende até aqui, apesar da conquista da vaga na final. Assim, muitos torcedores, não somente dos dois finalistas da competição, estão movimentando as redes sociais com uma possível ‘moeda de volta' do Dorival, em caso de vitória sobre o ex-clube na decisão da Copa do Brasil.

Retrospecto de Dorival contra o Flamengo

De uma forma geral, Dorival Jr. encarou o Flamengo em apenas duas oportunidades no comando do São Paulo. A primeira partida foi ainda na sua primeira passagem, em 2017. O São Paulo contratou o treinador para tentar evitar um risco de rebaixamento para a Série B, objetivo que foi conquistado com facilidade. O placar da 30ª rodada do Brasileirão daquele ano terminou em 2 a 0 para os paulistas.

Por outro lado, na última rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Flamengo se enfrentaram no Maracanã e empataram por 1 a 1, com gols de Lucas Moura e Pedro. Com isso, além de uma vitória e um empate contra o adversário na final da Copa do Brasil, o time comandado por Dorival Jr. marcou três gols e sofreu apenas um.

Aproveitamento de Dorival Jr em mata-mata impressiona

Após a classificação na última quarta-feira, contra o Corinthians, Dorival Jr. atingiu a marca de avançar em todos os últimos 17 duelos eliminatórios na carreira de treinador. A marca começou ainda no Athletico-PR, onde foi campeão estadual. Em seguida, além da classificação pelo Ceará, na sua curta passagem, o comandante superou oito adversários pelo Flamengo, entre Libertadores e Copa do Brasil, e conquistou ambas as taças.

Por fim, já no São Paulo, seu atual clube, Dorival eliminou Ituano, Sport Recife, Palmeiras e Corinthians e chega para tentar a conquista inédita da Copa do Brasil para o clube do Morumbi. Por outro lado, o time paulista também eliminou o San Lorenzo, na Copa Sul-Americana, sob comando do treinador. Além do aproveitamento impressionante pelos últimos quatro clubes que comandou, vale ressaltar que Dorival conquistou três competições.

Quando acontecem as finais da Copa do Brasil 2023?

A grande decisão entre Flamengo e São Paulo acontece nos próximos dias 17 de 24 de setembro, dois sábados consecutivos. A CBF irá realizar um sorteio para definir os mandos de campo, tendo em aberto o local da final. Assim, a ordem de disputa entre Maracanã e Morumbi será definida em data ainda a definir pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Próximos jogos do São Paulo

São Paulo x Botafogo – Campeonato Brasileiro – Morumbi – sábado (19), às 16h (horário de Brasília);

LDU x São Paulo – Copa Sul-Americana – Estadio Rodrigo Paz Delgado – quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília);

América-MG x São Paulo – Campeonato Brasileiro – Arena Independência – domingo (27), às 16h (horário de Brasília).

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.