O clássico Gre-Nal é um campeonato à parte para o Grêmio e também para o Internacional. A vitória, ou a derrota, neste que é um dos clássicos mais tradicionais do futebol mundial podem ditar o ritmo da temporada, independente da fase dos times.
E a derrota do Tricolor neste domingo para o Colorado por 3 x 2 pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, parece ter abalado as estruturas no Grêmio. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi nem sequer passou pela zona mista, e tomou um voo direto para o Rio de Janeiro, com a justificativa de que tinha um compromisso familiar inadiável na manhã desta segunda-feira
A atitude foi muito criticada pelo presidente do Tricolor, Alberto Guerra, que afirmou não ter concordado em nada com a postura do treinador. Para o mandatário, Renato Gaúcho deveria prestar esclarecimentos, principalmente após a derrota no clássico, e a atitude do comandante será avaliada internamente assim que voltar para Porto Alegre.
“Do segurança ao presidente, do faxineiro ao CEO, ninguém no Grêmio concordou com essa decisão, foi uma decisão unilateral do treinador, entendemos, ele tem compromisso amanhã de manhã. Achamos que ele deveria estar aqui dando suas explicações, mas é uma decisão que ele tomou e internamente vamos avaliar isso, afirmou o presidente do Grêmio
Alberto Guerra, presidente do Grêmio, falou sobre a ausência de Renato Gaúcho na coletiva de imprensa após a derrota no GreNal 440:
– Do segurança ao presidente, do faxineiro ao CEO, ninguém no Grêmio concordou com essa decisão, foi uma decisão unilateral do treinador,… pic.twitter.com/48kZlKkJeY
— Goleada Info (@goleada_info) October 9, 2023
Torcida do Grêmio repudia postura do comandante, e faz projeção para 2024
O clima entre Renato Gaúcho e a diretoria do Grêmio não é dos melhores. Diante da postura do técnico, e da resposta e repercussão da atitude por meio do presidente, a torcida do Tricolor começou a fazer algumas especulações sobre a permanência de Portaluppi no time gaúcho em 2024.
Inclusive, alguns internautas chegaram ao ponto de sugerir a contratação de alguns nomes para substituir o atual técnico gremista, caso haja a confirmação de sua saída ao final desta temporada. Entre os nomes sugeridos, aparecem o de Juan Pablo Vojvoda, Gallardo, Abel Ferreira, e Até José Mourinho.
Outro nome que despertou o interesse da torcida do Grêmio é o de Thiago Carpini, atual treinador do Juventude, vice-líder da Série B, e que foi vice-campeão do Campeonato Paulista pelo Água Santa, que eliminou o São Paulo, e também o RB Bragantino.
Se for pro Renato ir embora no fim do ano eu so trabalho com 3 nomes: Jose Mourinho, Abel Ferreira ou o pau no cu do Gallardo.
— Maxi Franzoi (@maxifranzoi) October 9, 2023
Tem a opção do Vojvoda também, não é do mesmo nível dos citados mas é mais “fácil” de conseguir. Entre qualquer aposta como treinador ele é a melhor opção. Tirando todos esses nomes qualquer outro vai ser um tiro no escuro. Precisa de um homem forte no futebol para cobrar elenco
— Leonardo (@Leobalbinot44) October 9, 2023
Eu buscava até final do ano o Caprini do Juventude.
— @Willian.fcosta (@williangremista) October 9, 2023
Tabela ajuda e Grêmio permanece dentro do G4 do Brasileirão
Apesar de ter somado seu segundo jogo consecutivo sem vitória dentro do Campeonato Brasileiro, o Grêmio se manteve entre os quatro melhores times da competição, por conta dos tropeços do Palmeiras, que foi derrotado pelo Santos, por 2 x 1, e pelo Flamengo, que não passou de um empate contra o Corinthians.
Com isso, o Tricolor estacionou nos 44 pontos, mas permanece na 3ª colocação, por conta do número de vitórias. Com a pausa para a Data FIFA, o Grêmio só voltará a campo no próximo dia 18 de outubro, às 19h, quando enfrentará o Athletico Paranaense, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, em casa, às 19h (horário de Brasília).
Caso vença o Furacão, o Grêmio poderá tomar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro do RB Bragantino. O Massa Bruta terá um confronto difícil diante do embalado Santos, na Vila Belmiro.