O Fluminense está a apenas um jogo de participar, pela primeira vez em sua história, de um Mundial de Clubes. Para isso, o time de Fernando Diniz terá que superar o Boca Juniors na final da Libertadores em 4 de novembro e possibilitar um confronto histórico. O Manchester City do técnico Pep Guardiola está classificado para competição e perfis nas redes sociais clamam por esse confronto entre os clubes carioca e inglês.
“Não sei vocês, mas eu já imaginei o Diniz dando um nó tático no Guardiola em dezembro”, escreveu um internauta. “Diniz x Guardiola é o surgimento do ‘futebol 2′”, brincou outro.
Pela chance desse confronto, o Fluminense ganhou diferentes torcedores para a decisão da Libertadores no Maracanã.
Há também uma questão tática esperada nesse duelo entre o técnico brasileiro e o espanhol. Guardiola é da escola do chamado “Jogo de Posição”, filosofia holandesa de ver o futebol (e até o mundo) desde os tempos de Johan Cruyff, aprimorada por seu ex-jogador Pep, em que os jogadores respeitam seus setores no campo e aguardam que a bola chegue no espaço. Certa vez, Diniz definiu seu estilo de jogo como “aposicional”, ou seja, os jogadores se aglomeram onde a bola está, quase que ao contrário do que joga o Manchester City.
Um internauta, inclusive, comparou o possível confronto entre Diniz e Guardiola com a final do Mundial de Clubes de 1992 vencida pelo São Paulo de Telê Santana em cima do Barcelona de Cruyff.
Veja algumas das previsões e pedido para o sonhado confronto no X, o antigo Twitter, incluindo a icônica foto dos dois técnicos juntos, tirada quando Diniz visitou Pep para um estágio no Manchester City.
Diniz x Guardiola no mundial é algo que o mundo precisa para atingir paz e prosperidade Renato
— Louis (@LouisMenteAcuta) October 6, 2023
O futebol PRECISA desse meme virando realidade. Necessitamos do duelo Fernando Diniz x Pep Guardiola. pic.twitter.com/QBDW93IyeD
— João Silvino (@JPSilvino_2004) October 6, 2023
so pelo fato de existir a chance de vermos diniz x guardiola no mundial eu ja vou torcer pro flu
— only dela 34/45 (@erickzkj) October 6, 2023
https://twitter.com/texugodomell/status/1710370002979684559
Não sei vocês, mas eu já imaginei o Diniz dando um nó tático no Guardiola em dezembro
— Matheus (@matheusmiro) October 6, 2023
A possibilidade do termos um duelo Guardiola x Diniz no Mundial me deixou extremamente encantado
O fluminense tem que ganhar essa liberta, que os Deuses do futebol hajam a favor disso
— 𝐀𝐋𝐀𝐍 🐉 (@messixlec) October 6, 2023
Versão 2.0 ansioso por isso ! pic.twitter.com/262U6JmSDn
— Gui (@IaeGuih) October 6, 2023
a verdade é que o Diniz vai dar um nó tático no Guardiola e o De Bruyne não vai ver a cor da bola na final do mundial entre Fluminense x Manchester City…
— cayet ✠ (@caio_azz03) October 6, 2023
Caso campeão da América, Flu de Diniz terá caminho complicado
Disputada entre 12 e 22 de dezembro, a edição de 2023 do Mundial de Clubes terá um aspecto a mais em comparação aos anos anteriores. Com o boom dos investimentos do governo da Arábia Saudita nos clubes de futebol e as contratações bombásticas, o Al-Ittihad, presente por ser o país-sede da competição, entra como um candidato ao título porque conta com craques do futebol mundial, casos de Karim Benzema, N'Golo Kanté e Fabinho, além dos importantes Romarinho, Igor Coronado, Marcelo Grohe e Luiz Felipe.
E o time saudita, comandando por Nuno Espírito Santo (ex-Tottenham e Wolverhampton), entra na primeira fase, contra o campeão da Oceania, Auckland City. Quem passar desse confronto, terá o tradicional Al Ahly, campeão africano. Aí, sim, após essa eliminatória, entra o campeão da Libertadores, já nas semifinais. Ou seja, o Fluminense de Diniz pode enfrentar o Al-Ittihad de Benzema, Kanté e companhia.
Por outro lado, o Manchester City, vencedor da UEFA Champions League, espera quem passar do jogo entre Urawa Reds (campeão da Ásia) e Léon (América do Norte).
Vale destacar que o título da Libertadores em 2023 também garante a vaga no “super” Mundial de 2025, com 32 times de todo o mundo em um formato parecido com o anterior da Copa do Mundo. Dentre os brasileiros, Palmeiras e Flamengo já estão confirmados e o campeão da próxima edição da principal competição sul-americana também estará. Outras quatro vagas da Conmebol serão definidas via ranking (times do Brasil não poderão se classificar dessa forma porque já tem pelo menos dois clubes confirmados).