A comissão técnica da Seleção Brasileira para os primeiros jogos das Eliminatórias ganhou um novo integrante. O treinador pernambucano Dado Cavalcanti, que dirigiu o América-RN nesta temporada, aceitou o convite de Fernando Diniz e estará ao lado do comandante neste início de competição. A informação foi divulgada primeiramente pelo programa Jogo Rápido, do Rio Grande do Norte.
A escolha de Dado Cavalcanti parece não ter caído bem entre os torcedores. Nas redes sociais, inúmeras críticas foram direcionadas a Fernando Diniz e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os argumentos mais utilizado pelos internautas contra a chegada de Dado foram o currículo pouco expressivo do treinador e o fato dele ter sido rebaixado com o América-RN para a Série D do Brasileirão nesta temporada. Veja algumas reações:
Diniz e Dado Cavalcanti, se juntar os dois não dá um, barbaridade o que a CBF fez com a seleção.
— Nicolas Leprevost (@Nickleprevost) August 30, 2023
Como a CBF permitiu que isso fosse possível? Simplesmente inacreditável kkkkkk
— Pedro Vieira 🇵🇹 (@PedroVieira_25) August 30, 2023
que maravilha um técnico REBAIXADO na SÉRIE C é auxiliar do treinador da SELEÇÃO BRASILEIRA.
Pelo amor de Deus CBF.
— Starkyzxˢᶜⁱ 🇪🇨🧣 #lows sanity (@Starkyz__lol) August 30, 2023
O Diniz sempre gostou de recuperar bagres, mas agora está passando dos limites. Até treinador bagre ele quer recuperar
— Henriqueᶜʳᶠ (@9henrym) August 30, 2023
Índice
Porque a escolha de Diniz por Dado Cavalcanti?
Dado Cavalcanti e Fernando Diniz se conheceram há pouco tempo. Os dois foram colegas de classe durante estudos e cursos presenciais para técnicos de futebol, fornecidos pela CBF.
Como citado, ele será um dos auxiliares de Diniz e estará presente na estreia do Brasil nas Eliminatórias para Copa do Mundo, contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, no estádio Mangueirão, em Belém do Pará. Posteriormente, viajará junto da delegação rumo ao Peru, onde a Canarinho encara a seleção local, no dia 12 de setembro.
Trabalho de Dado à frente do América-RN não é bom
Contratado pelo América-RN na metade do mês de julho, Dado Cavalcanti recebeu a missão de evitar a queda do clube para a Série D do Brasileirão. Não conseguiu. Em sete jogos dirigindo a equipe alvirrubra, obteve uma vitória, quatro empates e duas derrotas.
O treinador recebeu o convite de Fernando Diniz há cerca de um mês. No entanto, optou por respeitar o momento do América-RN, já que estava no meio da disputa da Série C. O contrato de Dado com o time do Rio Grande do Norte ainda segue até fim de novembro, mas sem calendário. Não se sabe se ele ficará ou não no Alvirrubro.
Por quais clubes Dado Cavalcanti passou?
Dado Cavalcanti tem 42 anos de idade e já dirigiu uma série de clubes do futebol brasileiro. Formado em Educação Física, o profissional iniciou sua carreira de técnico no modesto Sport Club Ulbra Ji-Paraná, de Rondônia.
Ao todo, Dado já comandou 20 equipes ao longo de sua carreira, com destaques para: Bahia, Coritiba, Paysandu, Santa Cruz, Ceará, Paraná, Náutico e Ponte Preta.