Culpa do Sampaoli? Chegada de técnico ao Flamengo ‘fez’ Fluminense despencar

O Fluminense iniciou a temporada 2023 de maneira avassaladora. Com atuações sólidas, futebol bonito e resultados contundentes, o Tricolor durante muito tempo foi considerado a principal ‘sensação' do futebol brasileiro. No entanto, coincidentemente ou não, o time comandado por Fernando Diniz despencou de produção a partir de um ‘fato novo' do arquirrival Flamengo.

Diferente do Fluminense, o Flamengo teve começo de temporada sofrível, com direito a derrotas acachapantes e perdas de título sucessivas. Entretanto, tudo mudou a partir da chegada de Jorge Sampaoli. Desde que o treinador argentino pisou no Ninho do Urubu, o Rubro-Negro cresceu de produção. E paralelo a isso, o Tricolor teve queda acentuada.

Jorge Sampaoli x Fernando Diniz

Em levantamento realizado pela reportagem do Futebol na Veia em parceria com o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, fica claro a diferença de aproveitamento entre Flamengo e Fluminense desde a contratação de Sampaoli pelo clube da Gávea.

Neste recorte, cada time entrou em campo 16 vezes. O Rubro-Negro obteve nove vitórias, quatro empates e três derrotas, totalizando um aproveitamento de 65%. Em contrapartida, o Tricolor triunfou em sete oportunidades, empatou três e perdeu seis, o que resulta num aproveitamento de 50%.

Culpa do Sampaoli? Chegada de técnico ao Flamengo 'fez' Fluminense despencar
Sampaoli x Diniz desde a chegada do argentino ao Flamengo (Sofascore)

Fla x Flu da Copa do Brasil

Vale lembrar que o Flamengo de Sampaoli já enfrentou o Fluminense de Diniz em duas oportunidades, ambas pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, apesar da grande superioridade do Mais Querido em campo, os rivais ficaram no 0 x 0. Já no segundo e derradeiro embate, o time da Gávea, com gols de Arrascaeta e Gabigol, venceu por 2 x 0 e avançou às quartas de final do mata-mata nacional.

O clássico na Copa do Brasil parece ter feito bem ao Flamengo, já que depois da classificação o Rubro-Negro obteve três vitórias em três jogos. Por outro lado, a eliminação causou sequelas no Fluminense. De lá para cá, o Tricolor venceu apenas uma partida das três que disputou.

Volta das equipes após a Data FIFA

Após a parada para Data FIFA, tanto Flamengo quanto Fluminense voltam a campo. Nesta quarta-feira (21), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Atlético-MG, no Estádio Raulino de Oliveira, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já o Mais Querido visita o Red Bull Bragantino nesta quinta-feira (22), também em partida válida pelo Brasileirão. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista), casa do Massa Bruta.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.