Cuiabá ‘garante’ Botafogo na liderança por pelo menos mais uma rodada no Brasileirão; entenda

Com a vitória sobre o Fluminense por 1 x 0, o Botafogo se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro na 7ª rodada. E de lá o Glorioso não sairá também na 8ª, independente de qualquer resultado. Isso porque, o Cruzeiro, único time que poderia alcançar o Alvinegro na próxima jornada, perdeu para o Cuiabá por 1 x 0, em casa, na última segunda-feira (22).

Com o revés na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro estacionou nos 12 pontos e se manteve na 5ª colocação do Brasileirão. Caso tivesse vencido o Cuiabá, a Raposa assumiria a vice-liderança, com 15, e ficaria apenas três pontos atrás do Botafogo, podendo ultrapassar o Glorioso na rodada seguinte no critério saldo de gols. Atual 2º colocado, o Palmeiras, que ficou no 0 x 0 contra o Santos, não tem chances de alcançar o Alvinegro na 8ª jornada por ter duas vitórias a menos neste momento.

Se por um lado a vitória do Cuiabá ajudou o Botafogo, em contrapartida, prejudicou o Vasco. O Dourado foi aos sete pontos, subiu para o 14º lugar e 'empurrou' o Cruzmaltino para a zona de rebaixamento. O time de São Januário amarga a 17ª colocação, à frente apenas de Corinthians, América-MG e Coritiba.

Próximos compromissos do Botafogo

Motivado com o excelente momento que vive, o Botafogo busca embalar mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (28), a partir das 19h (horário de Brasília), o Glorioso recebe o América-MG, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 8ª rodada da competição de pontos corridos.

Antes disso, no entanto, o Alvinegro carioca tem compromisso importante pela Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), os comandados do técnico Luís Castro visitam o César Vallejo, no Estádio Mansiche, no Peru, pela 4ª rodada do Grupo A do torneio continental. Com cinco pontos conquistados, o time carioca é o vice-líder do chaveamento e busca a vitória para tentar assumir a ponta da tabela, que neste momento está com a LDU (7 pontos).

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.