Cruzeiro x Cuiabá – Resultado, destaques e reação

Jogando na Arena do Jacaré, o Cruzeiro foi surpreendido e derrotado pelo Cuiabá, pelo placar de 1 x 0, no encerramento da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, nesta segunda-feira (22). O gol do Dourado foi marcado por Deyverson, aos 36′ do primeiro tempo. A estratégia de aproveitar os contra-ataques pelo time mato-grossense foi muito bem aproveitada pelo time do técnico Antônio Oliveira, que conseguiu uma vitória importante, empurrando o Vasco da Gama, e o Corinthians para posições ainda mais baixas na tabela de classificação da competição.

Assista aos melhores momentos de Cruzeiro x Cuiabá

1º tempo: estratégia do Cuiabá dá certo, e Dourado sai na vantagem

O plano do time mato-grossense, agora treinado pelo técnico Antônio Oliveira, que voltou ao time após uma temporada, era claro. Aproveitar os espaços deixados por Marlon, e jogar em velocidade para criar perigo. E assim foi em toda a primeira etapa. A Raposa tinha mais a posse de bola, mas acabou parando na forte marcação do Cuiabá. Sendo assim, o primeiro tempo na Arena do Jacaré foi equilibrado, com o time mineiro com mais volume de jogo, e o time visitante retraído para aproveitar os contra-ataques.

Mesmo sem atacar muito, o time Auriverde terminou a etapa inicial com cinco finalizações, contra seis do time mandante. O Cruzeiro teve a primeira boa oportunidade no jogo, logo aos 2′ com Wesley. O atacante da Raposa pegou de primeira após cruzamento na área do time do Cuiabá, mas o chute saiu fraco, e facilitou a defesa do goleiro Walter, do Cuiabá. A equipe mato-grossense respondeu aos 14′ com Deyverson, que recebeu bom passe de Jhonatan Cafú, invadiu a área, cortou para a perna esquerda e chutou forte e rasteiro, a bola explodiu na defesa e saiu para escanteio.

Aos 27′, foi a vez do Cruzeiro chegar perto de fazer o gol com Wesley, que dominou na entrada da grande área, e mandou um chute bem colocado de perna direita. A bola passou muito perto da trave do arqueiro do Cuiabá. Aos 30′, a Raposa teve mais uma oportunidade, dessa vez com Henrique Dourado. O atacante recebeu bom cruzamento na área e subiu mais que a marcação para tocar de cabeça fazendo a pelota passar com muito perigo, por cima da meta do goleiro Walter. Aos 35′, o Dourado assustou em boa chegada com Jonathan Cafú. O camisa sete saiu nas costas da marcação mineira, ficou cara a cara com o goleiro Rafael, e tentou um toque de classe por cobertura, mas a bola foi forte demais, por cima do gol do arqueiro Celeste.

No minuto seguinte, o time visitante abriu o marcador com Deyverson. Fernando Sobral fez uma linda jogada pelo lado direito, limpou bem a marcação, e cruzou na medida certa para o centroavante, que se antecipou a marcação e mandou a bola para o fundo do barbante cruzeirense. Machado ainda teve a chance de empatar para o Cruzeiro, mas o goleiro Walter, em mais uma boa intervenção, fez outra defesa, salvando a meta do Dourado e assegurando a vantagem para o time visitante em Minas Gerais.

2º tempo: visitantes se defendem e garantem ótimo resultado

O Cruzeiro foi ao ataque para tentar empatar o jogo, e encurralou o time do Cuiabá em seu campo de defesa. Porém, o panorama do primeiro tempo não mudou muito. O time mineiro tinha a posse de bola, mas encontrava muitas dificuldades para encontrar espaços na compactada defesa do time mato-grossense. A primeira boa descida da Raposa na etapa complementar surgiu por intermédio de Henrique Dourado, que aos 19′ chutou firme, mas lá estava o goleirão Walter para mais outra bela intervenção, salvando a meta do Dourado em mais uma oportunidade no jogo.

Recuado em seu campo de defesa, e preferindo jogar de forma mais conservadora, do que tentar se abrir para atacar e dar espaços ao adversário, o Cuiabá praticamente não ofereceu perigo algum ao gol do goleiro Rafael. O time mineiro seguia no ataque, rodando a bola de um lado para o outro, e teve mais uma oportunidade com Wallisson. O volante, de dentro da área, chutou forte, mas o goleiro do time Aurinegro, em mais uma oportunidade, fechou o gol do Cuiabá, evitando o empate do time do Cruzeiro.

No finalzinho do jogo, Henrique Dourado foi lançado, praticamente sozinho. Porém, o atacante não conseguiu alcançar a bola, e o goleiro do Cuiabá saiu para fazer mais uma intervenção. Ao final do jogo, o resultado foi muito comemorado pela comissão técnica do Dourado. O resultado diante do Cruzeiro foi a segunda vitória do time mato-grossense diante de times mineiros fora de casa.

Cruzeiro x Cuiabá — E agora?

Cruzeiro e Cuiabá voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (27), e no mesmo horário, às 18h30 (horário de Brasília). O Dourado enfrenta o Coritiba, na Arena Pantanal, enquanto a Raposa jogará diante do Flamengo, no Maracanã. Ambos os jogos são válidos pela 8ª rodada do Brasileirão.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.