O meia Daniel Jr, de 21 anos, curtiu um post com críticas ao trabalho de Pepa, treinador do Cruzeiro, após a derrota da equipe celeste para o Grêmio, por 3 a 0, nesse domingo (27), na Arena do Grêmio. A partida, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi uma das piores apresentações da Raposa na temporada, reforçando o risco de rebaixamento do time mineiro para a Série B.
O post curtido por Daniel Jr foi publicado no Instagram da torcida Geral Celeste, uma das organizadas do Cruzeiro, e criticava o fato de Pepa não dar oportunidades aos jogadores formados na base da Raposa, com uma foto ilustrativa do camisa 48 e citando-o nominalmente.
— Pepa! Inimigo da base! Se tem um que poderia estar ao menos entrando nos jogos para nos ajudar é o @danieljr__10. Mas o técnico prefere levá-lo somente pra passear pelo Brasil!
Torcida Geral Celeste, no Instagram
Uma das jovens promessas do Cruzeiro, Daniel Jr, que se destaca pelos dribles e habilidade, foi formado no Palmeiras e chegou ao clube celeste em 2021, para o sub-20. Sua estreia no profissional da Raposa aconteceu em 2022, com o treinador uruguaio Paulo Pezzolano. No ano passado, o meia disputou 34 jogos, marcando quatro gols e dando quatro assistências.
Em 2023, Daniel fez apenas dez jogos, cinco deles no Campeonato Mineiro, ainda com Paulo Pezzolano, onde marcou um gol. Com Pepa, foram cinco partidas, quatro pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil.
Mesmo com o mesmo número de participações, a minutagem do jogador foi bastante discrepante. Sob o comando de Pezzolano, Daniel atuou em mais de 220 minutos, sendo titular duas vezes e reserva em três oportunidades. Pepa, por sua vez, nunca utilizou o camisa 48 desde o início de uma partida, colocando-o nos minutos finais dos cinco confrontos em questão. Foram aproximadamente 67 minutos jogados pelo meia.
Daniel Jr não joga desde o último dia 21 de junho, quando entrou aos 39 minutos do segundo tempo contra o Fortaleza, em partida que terminou com vitória do Leão, no Mineirão, por 1 a 0. Ele ainda se lesionou e ficou indisponível por algumas semanas, tendo voltado neste mês de agosto.
Jogos de Daniel Jr com Pepa
Em todos os cinco jogos que fez com Pepa, Daniel Jr entrou após os 39 minutos da segunda etapa. E o Cruzeiro já perdia em todas as ocasiões que o meia foi chamado pelo treinador. Em nenhuma das partidas, a Raposa conseguiu evitar a derrota. Veja:
- 11ª rodada do Campeonato Brasileiro – Cruzeiro 0 x 1 Fortaleza – Mineirão – Entrou aos 39 do segundo tempo
- 9ª rodada do Campeonato Brasileiro – Cruzeiro 0 x 1 Atlético-MG – Parque do Sabiá – Entrou aos 40 do segundo tempo
- Oitavas de final da Copa do Brasil – Cruzeiro 0 x 1 Grêmio – Mineirão – Entrou aos 43 do segundo tempo
- 7ª rodada do Campeonato Brasileiro – Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá – Arena do Jacaré – Entrou aos 42 do segundo tempo
- 5ª rodada do Campeonato Brasileiro – Cruzeiro 0 x 1 Fluminense – Mineirão – Entrou aos 39 do segundo tempo
Pepa recebe críticas por não utilizar a base
Pepa vem sendo criticado pelas poucas oportunidades dadas a jovens formados no Cruzeiro. Sem contar com Lucas Silva, revelado no clube, mas já experiente e rodado, somente Kaiki, dentre as “Cria da Toca”, entrou em campo na derrota contra o Grêmio, entrando aos 41 minutos do segundo tempo na vaga de Marlon.
Na partida contra o Corinthians, Robert entrou aos 37 do segundo tempo. Contra o Palmeiras, Kaiki foi utilizado a partir dos 39 minutos da segunda etapa.
Pepa comentou as críticas a respeito de seu trabalho com a base celeste após o empate em 0 a 0 contra o Internacional, no último dia 1 de julho, pela 13ª rodada do Brasileirão. O português afirmou, na ocasião, que não colocaria jovens da base apenas por colocar.
— Hoje jogou o Stênio, o Marlon hoje estava pendurado e levou o amarelo, em condições normais, vai o Kaiki lá pra dentro, outro jogador da base. Hoje o Robert era para entrar no jogo. A partir dos 65 minutos, como eu falei, (o jogo) alterou por completo (com a expulsão de Lucas Oliveira) e nós alteramos também, tiramos os alas para ficarmos mais confortáveis atrás, portanto não deu para o “miúdo” entrar — disse Pepa, na ocasião.
— Mas isto não pode ser o “entrar por entrar”. Nós temos que nos lembrar, e temos que ser aqui muito sinceros, que o Cruzeiro teve três anos na Série B. É natural que a própria qualidade da base, uma coisa é Série B e outra coisa é Série A, são coisas completamente diferentes. Nós temos que ter essa capacidade de trabalhar, preparar as crias, e não lançar para dizer que apareceu, que o Cruzeiro ou Pepa lançaram.
Pepa, após Internacional 0 x 0 Cruzeiro
— É para (os jovens da base) irem para dentro (do campo) preparados e não queimar os meninos, não mandar para a fogueira para queimar. Eles estão a ser preparados. Estamos constantemente a acompanhar. Treino muitos jogadores do sub-20 conosco, um até do sub-17, que também está no sub-20, treina conosco. É um processo que demora muito tempo. O nível de exigência da Série A é completamente diferente da Série B — finalizou o treinador português.