Cruzeiro busca encerrar tabu histórico e ‘inusitado’ diante do Cuiabá

Na próxima segunda-feira (22), o Cruzeiro enfrenta o Cuiabá, a partir das 20h (horário de Brasília), na Arena do Jacaré (Sete Lagoas), em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante do Dourado, a Raposa busca dar fim a um histórico e curioso tabu: o de nunca ter vencido a equipe do Mato Grosso do Sul.

O Cuiabá é o único time da Série A do Brasileirão que o Cruzeiro nunca venceu. Fundado em 2001, o Dourado disputa divisões nacionais desde o ano de 2003. O primeiro embate entre as equipes ocorreu em 2020, quando ambos estavam na Série B. No 1º turno (13ª rodada), o time do Mato Grosso venceu em casa, com gol de Felipe Marques já aos 49 minutos da etapa complementar. Já no returno (32ª rodada), empate, em 0 x 0, na Arena Independência.

Vale destacar que ao final daquela Série B, o Cuiabá garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro, já que terminou o campeonato na 4ª colocação. O Cruzeiro, por sua vez, amargou o 11º lugar e permaneceu na 2ª divisão. Na temporada seguinte (2021), o Dourado se manteve na Série A, e a Raposa só conseguiu subir em 2022.

Terceiro encontro entre Cruzeiro x Cuiabá

Sendo assim, o embate desta segunda-feira (22) representará apenas o terceiro encontro entre Cruzeiro x Cuiabá na história. Com um empate e uma derrota no retrospecto, o Cabuloso espera conseguir a primeira vitória no confronto. Ao menos a fase ajuda, já que a Raposa vem de bons resultados recentes e tem tido boas atuações desde a chegada do técnico Pepa. O mesmo não se pode dizer do Dourado.

Atual 4º colocado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro acumulou quatro vitórias em seus últimos seis compromissos. O resultado mais recente foi um empate (1 x 1) contra o Grêmio, na Arena do Tricolor, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Cuiabá vem de duas derrotas consecutivas e amarga o antepenúltimo lugar na tabela de classificação.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.