Corinthians: torcida elege novo ‘ídolo’ após clássico; entenda

Gandula autor de "pré-assistência" e responsável por peitar Luciano cai nas graças da torcida

Pela ida da semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians superou o rival São Paulo por 2 x 1 na noite da última terça-feira (25). A rivalidade aqueceu o duelo, principalmente no gol são-paulino marcado por Luciano, em que o atacante chutou a bandeirinha do clube e foi peitado por jogadores e até por um gandula, eleito pela torcida novo “ídolo” por seu histórico.

Trata-se de Eduardo Nonato, chamado de Gerê, conhecido antes mesmo da “treta” com Luciano. Em maio desse ano, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, Gerê repôs a bola rapidamente para Matheus Bidú – algo irregular pelas regras do futebol -, que serviu Róger Guedes. O atacante fez grande jogada individual e marcou o segundo gol que igualou o placar agregado. No fim, o Alvinegro avançou nos pênaltis.

Com essa “pré-assistência” e por peitar Luciano, ele foi exaltado pela torcida do Corinthians nas redes sociais, considerado mais importante até que jogadores do clube.

Veja o vídeo da treta de Luciano com o gandula

Luciano foi advertido com cartão e está fora da volta

A comemoração de Luciano rendeu ao jogador um cartão amarelo dado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio, fato que, por ser advertido nas fases anteriores contra Ituano e Palmeiras, o fez ser suspenso para a volta. Essa será uma das dores de cabeça do técnico Dorival Júnior no jogo de volta.

Após a partida, em entrevista ao canal SporTV, Luciano justificou a comemoração, comparando a de Gabigol contra o Athletico-PR, e parabenizou ironicamente o juiz do jogo.

“Estou aqui para dar parabéns ao Wilton Pereira Sampaio. Desde o começo do jogo, ele falou que ia me dar o cartão e conseguiu dar. Aqui no estádio só tem torcida do Corinthians, se eu não puder comemorar um gol […] Aconteceu outro dia com o Gabigol na Arena Baixada […] O futebol está acabando, está perdendo a alegria por conta disso. A gente não pode comemorar um gol que o juiz vem e dá o cartão. Então parabéns para o Wilton”, disparou Luciano.

Na coletiva de imprensa, o treinador disse que considerava o cartão justo e elogiou a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, mas criticou que nenhum atleta do Corinthians foi advertido na confusão.

“Luciano é jogador que faz a diferença, não tenha dúvida que é uma perda considerável. Mas vamos estar muito fortes para o segundo jogo, pode ter certeza. O cartão foi justo, mas não só ele deveria ter tomado”, disse.

“E isso é um grande problema nas nossas partidas. Sempre dois pesos e duas medidas. Houve troca de empurrões e tudo mais. Um único cartão naquela confusão toda é estranho demais. Foi uma ótima arbitragem, tenho nada que falar, mas só naquele momento”, completou.

Corinthians leva vantagem sob rival para jogo da volta

O gol de Luciano não foi suficiente para impedir a vitória do rival de Itaquera com dois gols de Renato Augusto. Daqui a três semanas, em 16 de agosto, o estádio do Morumbi recebe o Majestoso, às 19h (horário de Brasília). Um empate garante ao Corinthians uma vaga na decisão contra Grêmio ou Flamengo. Caso o São Paulo vença por um gol de diferença, a partida vai para os pênaltis.

Próximos jogos do Corinthians

Antes da volta da Copa do Brasil, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo terá grandes desafios. Primeiro, recebe o Vasco neste sábado (29), pelo Campeonato Brasileiro, precisando pontuar, pois está apenas dois pontos à frente do Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento. Vale destacar que o Alvinegro possui um jogo a menos.

Na Copa Sul-Americana, o Newell's Old Boys, da Argentina, será o rival nas oitavas de final. Ida e volta acontecem em 1 e 8 de agosto, com a decisão acontecendo em solo argentino. Por fim, pelo Brasileirão, ainda terá duelos com Internacional, fora, e Coritiba, em casa.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.