Corinthians não para em Cuca e fecha mais duas contratações

Na tarde desta quinta-feira (20), o Corinthians anunciou a saída de Fernando Lázaro do comando técnico da equipe. Poucos minutos depois, o Timão oficializou a chegada do novo comandante para a sequência da temporada: Cuca. O treinador tem 59 anos e estava desempregado desde que deixou o Atlético-MG, no final do ano passado. Ele assinará contrato com o clube até o final de 2023, quando também acaba o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves. Com o comandante chegam Cuquinha, auxiliar técnico e irmão do treinador, e Daniel dos Santos Cerqueira, analista de desempenho.

Vale destacar que Fernando Lázaro permanecerá no Corinthians, retornando à função de auxiliar na comissão permanente. Já os auxiliares Luciano Dias e Thiago Larghi se despediram em definitivo do clube.

A pressa da diretoria corintiana para anunciar o novo nome se deu pelo fato da temporada estar em andamento e o clube ter compromissos importantes nos próximos dias. No domingo (23), o Timão encara o Goiás, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Posteriormente, na quarta-feira (26), a equipe tentará a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil diante do Remo, depois de ter perdido a partida de ida por 2 x 0.

Cuca é vontade antiga do Corinthians

Duilio Monteiro Alves gosta do estilo de trabalho de Cuca e chegou a fazer uma consulta pelo técnico em 2022, antes da chegada de Vítor Pereira. No entanto, a contratação acabou vetada, por conta da condenação de abuso sexual sofrida pelo treinador e a repercussão negativa da torcida.

No ano de 1987, quando ainda atuava como jogador, Cuca e três companheiros de Grêmio foram acusados de manter relação sexual com uma garota de 13 anos em Berna, na Suíça. Dois anos mais tarde, ele foi condenado a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência. O novo comandante do Corinthians nega as acusações e se diz inocente.

Principais títulos de Cuca na carreira

Cuca já treinou praticamente todos os clubes grandes do futebol brasileiro. Técnico desde 1998, quando dirigiu o Uberlândia, ele conquistou seus principais títulos na carreira por Atlético-MG e Palmeiras. Enquanto no Galo, levantou a Copa Libertadores de 2013 e o Campeonato Brasileiro de 2021, no Alviverde, faturou o Brasileirão de 2016. O último trabalho do treinador, como citado, foi justamente no clube mineiro, encerrado no fim de 2022.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.