“Corinthians é preto e branco”: Gaviões da Fiel critica nova camisa amarela

A principal organizada do clube emitiu nota contra novo uniforme do Corinthians

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, divulgou uma nota nesta sexta-feira (22) criticando a nova camisa do clube. Na mensagem, os corintianos se posicionaram contra a “colorização” das camisas e alegam que o clube de Itaquera é apenas preto e branco.

– ‘É preto e branco. Sinal de Guerra. É o Corinthians que estremece a terra'. Os Gaviões da Fiel Torcida vêm a público dizer que não está (sic) de acordo com as trocas recorrentes das cores das nossas camisas. O Corinthians é preto e branco. A tradição não deve e nem pode ser quebrada. Nós, como a maior torcida organizada do Timão, somos veementemente contra a colorização das camisas em campo e na bancada – criticou a principal organizada do Alvinegro.

O novo uniforme faz homenagem ao movimento Diretas Já, na década de 80. Sócrates, Vladimir e outros jogadores do Timão à época participaram de um histórico comício pelo retorno das votações diretas para presidente no Brasil. Naquele mesmo momento, o clube paulista vivia o período da “Democracia Corintiana”, no qual todos tinham direito a voto em decisões dentro da equipe, desde jogadores até roupeiros, cozinheiros e outros funcionários.

Vale salientar que camisas de cores diferentes do Corinthians não é uma novidade. A camisa número três, que é o caso da amarela criticada pela organizada, costuma ter maior liberdade de escolha no design e no tom. Antes, o clube já teve uniformes vermelho vinho, roxo, laranja, dentre outras cores.

Nota de organizada não cai bem com torcedores do Corinthians

O posicionamento da Gaviões acontece hora antes do jogo do Alvinegro nesta sexta-feira (22). O clube recebe o líder Botafogo na Neo Química Arena a partir das 20h (horário de Brasília) precisando vencer, pois está na 14ª colocação e soma 27 pontos, apenas três a mais que o Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Por conta dessa situação no Brasileirão, parte da torcida que não faz parte da organizada criticou a Gaviões. Nas redes sociais, corintianos disseram que há coisas mais importantes para se importar nesse momento do que com cor de camisa. Ainda é citado que para contestar o presidente Duilio Monteiro Alves não tem tanto empenho. Uma torcedora citou o caso da contratação de Cuca, em abril, técnico apoiado pela Gaviões da Fiel, mas que durou apenas dias no cargo, pressionado pela condenação por estupro em 1989 na Suíça.

Próximos jogos do Corinthians

Mesmo em crise no Brasileirão, o Alvinegro ainda convive com a chance de um título na temporada. Na próxima terça-feira (26), o time treinado por Vanderlei Luxemburgo enfrenta o Fortaleza, em casa, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. A partida de volta está marcada para 3 de outubro, no Castelão.

Caso avance, o Corinthians fará sua primeira final de Sul-Americana contra LDU, do Equador, ou Defensa y Justicia, da Argentina. Veja os próximos desafios do clube de Itaquera na temporada.

  • Corinthians x Fortaleza, Copa Sul-Americana – Neo Química Arena – terça-feira (26/09), às 21h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Corinthians, Brasileirão Série A – Morumbi, São Paulo – sábado (30/09), às 18h30 (horário de Brasília); 
  • Fortaleza x Corinthians, Copa Sul-Americana – Arena Castelão, Fortaleza, Ceará – terça-feira (03/10), às 21h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.